Quanto cobrar: Book simples

Às vezes eu demoro para escrever, fico tentando escrever um post super bacana, cheio de firulas coisa e tal,  mas nunca sai nada. Há algum tempo que quero escrever sobre como cobrar por certos serviços fotográficos. Queria montar umas tabelas de composição de valor, depreciação de equipamento, bla bla bla…

Enrolo tanto e acabo escrevendo nada. Por isso vou aplicar aqui no blog o que eu tenho buscado na minha vida: simplicidade e objetividade. Até pq, o Fotógrafo em Início de Carreira precisa de soluções simples, mas efetivas, que não compliquem ainda mais esse início já tão difícil.

Outro dia me perguntaram o seguinte:

Olá, Leandro, tenho que te dar parabéns pelo blog, muito legal essa ideia de ajudar as pessoas com tudo aquilo que sabe. Enfim, tenho minhas duvidas, em relação a quanto cobrar para um book de por exemplo 100 fotos, me ajuda?
obrigada, bjs

Vou falar de valores praticados em São Paulo por Fotógrafos em Início de Carreira. Fiz uma pesquisa no final do ano passado e cheguei nos seguintes números e serviços entregues para um book simples.

  • Os books custam em média R$500,00 – R$600,00
  • São entregues em média 100 fotos(sendo 10 tratadas no photoshop)
  • São entregues em média 10 ampliações 24×30
  • Em média são feitas 3 trocas de roupa
  • Cabelo e maquiagem estão inclusos
  • As fotos são feitas em estúdio

Se você não possui estúdio, maquiador, não vai mandar ampliar, mora com os pais, tá na pindaíba, etc, etc, etc…

Cobra uns $250,00 – R$300,00 que tá valendo!!!

É isso aí, um dia a gente cobra R$3.000,00 !!!

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

About these ads

21 Responses to “Quanto cobrar: Book simples”


  1. 1 Huaíne Nunes 09/04/2010 às 15:52

    hahaha, adorei a conclusão altamente objetiva.
    É isso aí Leandro, seus posts estão excelentes.

    Vejo que tenho praticado um valor abaixo da média. Tenho cobrado R$200,00 por book externo simples, com aprox. 50 à 80 fotos em CD.

    Olha que fotógrafa de meia tigela que sou!!! Nem ampliação to fazendo, ta feia a coisa aqui hein. Mas moro no interior do paraná né… espera pra ver quando eu voltar pra Floripa hehehe.

    • 2 lucasVida 18/01/2012 às 0:46

      tenho apreciado muito o seu trabalho e tem me sido como um bom exemplo.
      espero aprender intuitivamente e profissionalmente e chegar ao seu nivel
      Parabéns!!!
      lucas

  2. 3 rogerio gonzaga 09/04/2010 às 17:45

    Bacana!
    Também sigo a linha, começo de carreira e cobro pouquinho e as vezes faço merda!
    Uma amiga vai casar e está na pindura, não tem grana pro album, mas merece registrar o momento!
    Abri as pernas e vou lá apenas para fazer as fotos, e gravar no CD, indiferente da quantidade, cobrei R$ 150

  3. 5 Natalie 09/04/2010 às 19:29

    Adorooooooo seu blog!!!!!!
    Parabéns!!!!!!

    Bjsss

  4. 6 Lilian Silveira 09/04/2010 às 19:49

    Legal! Tava precisando ter esta noção de valor!
    VAleu!!!

  5. 7 Ronaldo Giusti 10/04/2010 às 16:02

    Primeiro, parabéns pelo blog e inspiração.

    Sem dúvida, saber quanto cobrar é muito difícil no início de carreira. Eu, por exemplo, ainda nem cobro, porque acho que não tenho carreira, haha.

    Caso alguém queira “complicar”, fiz uma planilha para cálculo de custos e orçamento, inspirada na excelente série de posts do Geraldo Garcia, que pode ser encontrada em:

    http://blog.geraldogarcia.com/?s=quanto+cobrar

    já a planilha está compartilhada no Gdocs em:
    https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Atiu7rWfmHs1dHpXOHFLa3RVNmRVZjBTekZ4RVRWb3c&hl=en

    um abraço!

  6. 8 Leandro Neves 10/04/2010 às 16:08

    Grande Ronaldo,

    Obrigado pela planilha. Muito bacana da sua parte compartilhar ela.

    Sobre o Geraldo, ele é um “Papa” tanto para mim quanto para muitos fotógrafos. Devo muito a ele. Seus reviews me ajudaram muito na hora de adquirir meus equipamentos.

    Grande abraço!!!

  7. 9 gabricardoso278@yahoo.com.br 09/12/2010 às 8:51

    fico mais calmo com relação aos preços que cobro. Pensei que tava barato d+.
    Mas vi que é o preço certo para mim
    Obrigado

  8. 10 Jaqueline Porto 29/05/2011 às 19:39

    Nossa, super me identifiquei com este post. É mais ou menos o valor q vc botou pra “quem mora com os pais” q eu cobro. Só não limito a quantidade de fotos. Entrego todas as boas e trato todas no lr. Será que vale a pena incluir amplicações?

  9. 11 Márcia 26/07/2011 às 15:34

    Olá, tudo bem. Bom eu estou começando agora. Ainda é algo muito simples.
    Eu quero montar pacotes por exemplo: 1 CD com 50 fotos + 10 fotos ampliadas aproximadamente por 15×20 mais ou menos.

    Mas eu queria uma ideia melhor de como começar. E poderia me dar uma ideia de quanto cobrar por esse serviço ?!
    (lembrando que eu nao tenho estudio, as fotos será em ar livre)
    Obrigada.

    • 12 lucasbhtemg@hotmail.com 18/01/2012 às 0:48

      olá marcia tudo bom!
      Gostei de sua pergunta.. a que valores e propostas vc ja chegou com seu trabalho
      pode compartilhar?

  10. 13 Anônimo 05/06/2012 às 10:23

    muito obrigado pela dica é simplesmente isso q eu precisava obrigado….

  11. 14 vitorhug_ul@yahoo.com.br 06/06/2012 às 14:34

    Muito bom artigo, gostaria de um esclarecimento.

    Um “fotógrafo” me disse que cobraria 600 reais somente com as fotos em um dvd (200 fotos) e me disse que cobraria este valor, pois ele trata as fotos para ficarem boas.
    Ele não tem estúdio e viria até meu local para fazer as fotos.

    Questionei se esse tratamento é estético em relação a retirar espinhas ou manchas do rosto. Ele me disse que não, era apenas para as fotos ficarem boas, remover sombras e acertar luminosidade etc.

    Ora pois, penso que se ele não tem um trabalho técnico bom e faz isso pois não tem estúdio, ou equipamento adequado o problema é dele, estou correto? Se ele que tem que usar de mecanismos extra fotografia para que as fotos fiquem boas, isso é problema dele.

    Eu pedi apenas fotos, e subentende-se que qualquer fotógrafo profissional tenha que no mínimo entregar fotos boas.

    Antigamente não existia photoshop, ou o cara era bom o não era.

    Estou suspeitando que este fotógrafo é um grande amador, o que vocês acham?

    Nunca ouvi isto: Tenho que tratar todas as fotos para que fiquem boas.

    O mínimo que sei é que mesmo que algum fotógrafo não tenha estúdio mas oferece o serviço de fotografrar na localidade do cliente. Ele deve ter no mínimo equipamentos como flash, rebatedores spots de luz, fundos etc.

    Acho que estou sendo enganado.

    O que acham?

  12. 15 bhanle 30/01/2013 às 16:52

    Ola!! Bom sou iniciante e por isso mesmo ainda cobro abaixo da média. Mas tenho um diferencial. Tenho uma grande amiga maquiadora que virou minha parceira. Minha dúvida é quanto pagar a ela, pois quero ser justa.

  13. 17 Diego Sanches 22/03/2013 às 0:12

    Muito bom o post! Engraçado , objetivo! Parabéns!

  14. 18 Pâmela 29/05/2013 às 15:38

    Nossa! fiquei feliz ao ler isso !

    Estou começando agora, vou fazer meu primeiro book Infantil
    daqui uma semana, e vou montar um estúdio em casa, com acessórios
    e tal.

    Um CD com 50 fotos, Produzidas e Editadas.
    Cobro R$ 250.00 !

    Fuço tudo que é Blog de fotografo pra aprender mais e mais!

    Obrigado pelas dicas :)

  15. 19 Suélen Cristiane Balduino 03/09/2013 às 2:31

    Gostei muito essa semana fui tirar foto 3×4 qnd o fotografo me viu me reconheceu e disse é tem gente metida a fotografa que faz um cursinho de merda e sai queimando o filme de profissional c/ books de 100,00R$.
    Dei risada tiro foto externa c/ uma P510 nikon,sou maquiadora gasto 0,69 do Cd e 5,90 de uma unica ampliação e ainda permito que as pessoas imprima a minha foto na loja dele acho ele mau agradecido.
    Tô deixando ele rico enquanto eu coloco feijão na mesa.


  1. 1 Quanto cobrar: Book intermediário « DO FOTÓGRAFO Trackback em 16/04/2010 às 13:07
  2. 2 Fala que eu te escuto #05 « DO FOTÓGRAFO Trackback em 06/05/2010 às 20:57

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.170 outros seguidores