Como montar seu estúdio caseiro

Eu demorei um bom tempo para escrever esse post, pois, nesse 1 ano e meio de fotografia, cometi alguns erros nas compras de alguns equipamentos e não queria multiplicar esses erros ao indicar essas mesmas opções a outras pessoas. Por isso, repensei muito minhas escolhas e analisei se elas são importantes para serem repassadas. Na fotografia não existe uma forma única de se fazer certas coisas, não há uma verdade universal. Desta forma, quero deixar claro que as dicas que darei daqui para frente fazem parte da minha experiência como fotógrafo. Só escreverei o que eu acho interessante e válido e espero que os leitores do blog não cometam os mesmos erros que cometi. Pequenos erros, mas ainda sim, erros.

Eu pretendo, nessa sequencia de posts, mostrar como se monta um estúdio caseiro para books, retratos, etc. Quando falo em estúdio caseiro me refiro ao seu quarto de dormir, sua garagem, ou qualquer cômodo que possa ser utilizado na sua casa ou apartamento.

O ideal seria termos no mínimo 30m² para montarmos um estúdio básico, mas isso não seria mais um estúdio caseiro. E 30m² no centro de SP e RJ já é quase o apartamento todo. Estou falando de espaços pequenos, 15m², 10m², ou no meu caso 9m².

"Bureau de Tratamento de Imagem"

"Fundo fotográfico de causar inveja em Annie Leibovitz"

Claro que quando preciso de algo grande eu alugo diárias em estúdios “não caseiros”. Se você precisa locar um estúdio bacana, já com equipamentos, uma boa opção é o Studio Box: http://www.box94.com.br como eu não tenho R$670,00 para pagar uma diária, faço muita coisa em casa mesmo. Não consigo fazer fotos de corpo inteiro, mas é possível fazer 80% de todo os meus jobs aqui.

Essa é só uma introdução e nos próximos posts vou me aprofundar em fundo fotográfico, quais tripés comprar, flashes baratos, rebatedores, etc. Se você já possui uma câmera, eu lhe afirmo que com R$1.000,00 é possível já trabalhar, mas para o orçamento não ficar tão apertado vou me ater a um valor de R$2.000,00 para montarmos um bom estúdio caseiro.

O primeiro post é: Como montar um fundo fotográfico.

É isso aí, até o próximo post que será sobre  tripés.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

25 Responses to “Como montar seu estúdio caseiro”


  1. 1 Rodrigo Cordeiro 27/08/2010 às 13:45

    “Fundo fotográfico de causar inveja em Annie Leibovitz” kkkkkkkkk

  2. 2 Rodrigo Cordeiro 27/08/2010 às 13:47

    ansioso pro próximo post!!!

  3. 3 Angélica 27/08/2010 às 13:47

    Adorei o post!
    Seu quarto parece o meu. Já fiquei imaginando como seria o meu estúdio caseiro… rs
    Valeu pela dica. Estou esperando o próximo post!
    abraços!

  4. 4 Ju 27/08/2010 às 15:40

    heheheeheh “Fundo fotográfico de causar inveja em Annie Leibovitz”

    ja diaria Einstein: a imaginação é mais importante que o conhecimento..

    Criatividade é tudo meu caro!

    aguardo os proximos posts..

    bjkas!

  5. 5 Lia Lotito 27/08/2010 às 16:00

    Adorei a idéia dos posts…. vou ficar de olho esperando os próximos posts.
    Parabéns!

  6. 6 Mari 27/08/2010 às 17:31

    Leandro, você além de muito engenhoso, é muito didático. Parabéns pela iniciativa, vai ajudar muita gente! =DD

    Beijão,
    Mari Janeiro.

  7. 7 JULIO ARCHANJO 27/08/2010 às 17:36

    Parabéns, muito bom o post!!!!

  8. 8 Aline 27/08/2010 às 17:53

    Um ótimo post, estou mesmo querendo montar o meu, além disso o suspense renderá ao blog várias visitas diárias hein. Mui esperto.
    Ansiosa, abraço.

  9. 9 Aline 27/08/2010 às 17:57

    Ah, o suporte foi feito de canos pvc tigre (interrogação)

  10. 10 Júlio Lima 27/08/2010 às 18:38

    Espero como os outros, as próximas postagens.

  11. 11 Rodrigo Alves 28/08/2010 às 4:20

    Muito bacana essas dicas!
    Eu tenho 3 opções de fundo em casa! Uma parede azul, uma vermelha e uma branca!
    Vou procurar variar um pouco mais! O cinza dá um efeito muito bacana!

    Parabéns pelo Blog!
    Abraços!

  12. 12 Darlinton Ferreira 28/08/2010 às 5:16

    Já falei que vc é O cara? Já, né? Mas repito:

    VOCÊ É O CARA! hehehe…

    Abração, brother!

  13. 13 Alessandra 01/07/2011 às 17:13

    Obrigada pelas dicas, estou começando minha “caminhada” no mundo da fotografia.Só disponho por enquanto de muita sensibilidade,uma câmera , um tripé e muita vontade rsrs.Você vai me ajudar muito com seus posts.
    Valeu!

  14. 14 aninha 31/01/2012 às 22:29

    Adoreiii,muito bom o post!

  15. 15 NEYA 07/02/2012 às 14:20

    Vc é feraaaaaaaaaaaaaa. Eu acredito que quando se ama o que faz, o inicio pode ser pequeno e simples, porém as conquistas finais serão fantásticas. Estou na espera do próximo post!

  16. 16 Elizeu 25/04/2012 às 16:56

    Muito bom, você demonstra que com inteligência tudo é possivel, tem gente dando dica aos iniciantes como se eles fossem o JR Duran, não entendem que dicas básicas também fazem a diferença.
    Muitos já querem até que você tire alvará e o escambau, mas ainda bem que tem fotografos com o pé no chão e sabem que estão lidando com iniciantes brazucas, onde só em pensar em fotografia já custa muito caro.

  17. 17 regiane prado 10/08/2012 às 18:43

    Gente.. adorei encontrar tudo isso.. irei voltar mais vezes rsrs

  18. 18 Ronld 28/09/2012 às 14:31

    gostei muito cara valeu!!

  19. 19 Anônimo 15/10/2012 às 18:51

    Gostei e isso ai

  20. 20 João Luiz 04/03/2013 às 16:16

    Gostei do post… Aguardando o proximo, sobre os tripes….

  21. 21 danielle 20/03/2013 às 11:18

    Adorei! Na verdade e uma pergunta… viu o que vc acha da sony alfa 200 18-70 70-3000. Montarei um estudio em casa….. tb gostaria de um grande angular…. indica outra lente……. o que acha………. porfavor responda… ira me ajudar bastante….. sou de curitiba…… meu face book Danni Schwind….. obrigada

  22. 23 Liz 16/04/2013 às 0:09

    Muito legal mesmo! Realmente ansiosa para ver o próximo post e pensar em melhorias pro meu cantinho!

  23. 24 Anônimo 11/08/2014 às 23:12

    olá amigo eu estou nessa tbm! estou construindo meu estudio.
    em casa , só que eu uso o tecido poliester varias cores, tudo é
    fabricado por mim, iluminação, tripés, rebatedores, já tenho 03 cameras
    muito boas para comesar. obrigado


  1. 1 Como montar um fundo fotográfico « DO FOTÓGRAFO Trackback em 27/08/2010 às 19:05

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.251 outros seguidores