Como montar um fundo fotográfico

Esse post é o primeiro de uma sequência sobre como montar seu estúdio caseiro. Caso você não tenha lido a introdução é só clicar aqui.

O fundo fotográfico, para quem vai montar um estúdio caseiro, pode ser feito, basicamente, de 4 formas:

  • Com tripés/estrutura que suporte um tecido ou papel,
  • Pode ser pintado na parede,
  • Pode ser pintado em uma placa de madeira que fique em 90°
  • Pode-se criar ganchos no teto que segurem o tecido ou o papel.

Se eu desperdicei algum dinheiro em fotografia, foi em fundo fotográficos. Segui inúmeras dicas e tutoriais de outros fotógrafos, mas que, durante o dia-a-dia, se mostraram ineficientes, sem qualidade ou nenhum pouco práticas. Por isso só vou falar do que acredito que vale a pena e do que eu fiz errado.

Estrutura para fundo infinito

Se você optar por ter um fundo como o da foto que ilustra esse post prepare-se para desembolsar uma boa grana. O da foto em questão é um Manfrotto. Para quem ainda não conhece os produtos da Manfrotto, é só imaginar o que a Ferrari é para os carros o Manfrotto é para os fotógrafos. Se você for comprá-los nos EUA o preço é bem em conta: cerca de $300,00 USD, mas se você quiser comprar no Brasil…a história é outra e eu lhe garanto que o final não será feliz. Há uma opção nacional comos os da Mako que custam em torno de R$700,00, mas se você é fotógrafo iniciante, me desculpe julgá-lo, deve ser pobre como eu e R$700,00 ainda está fora do orçamento. A Chromur em SP vende um modelo chinês que custa cerca de R$250,00.

Depois ter comprado a estrutura é necessário comprar o papel que servirá como fundo. O rolo de 2,72 x 11m custa em torno de R$250,00. A principal vantagem de você ter esse jogo é que você pode levá-lo e montá-lo em qualquer lugar, isso se você tiver um carro que comporte um rolo de papel de 2,72m. Fato! Claro que essa estrutura de metal pode ser usada em conjunto com um tecido.

Como eu uso hoje:

Fundo que eu uso hoje para trabalhar

Fiz uma estrutura com canos de PVC e as medidas estão aí. Tenho que aconselhar você a não repetir tamanha obra-prima da engenharia contemporânea.  Os canos não são firmes e dobram fácil, pela foto é possível ver que o fundo tombou para trás e está apoiado na parede. Não é prático para removê-lo nem para desmontá-lo. Ele era bem maior, dica de fotógrafos gringos, e tive que diminuí-lo para poder aguentar essa lona que uso atualmente. Como tecido, usei TNT, barato e com a peculiaridade de amassar e não poder ser passado a ferro. Depois disso tentei gorgurão, mas desisti depois de ficar horas tratando o fundo amassado no photoshop. Encontrei essa lona no bairro do Brás na loja Magma ela é mais “estável” depois de passada e tem uma cor bonita.

Tirando os gastos anteriores, esse fundo custaria hoje uns R$100,00(R$60,00 de canos de PVC + R$40,00 da lona).

Minha dica é: se optar por um fundo de estrutura, compre o com os dois tripés e a barra de metal.

Parede pintada como fundo

Se eu pudesse voltar atrás, essa seria minha escolha! Com um galão de tinta(18l) é possível pintar uma parede para usá-la como fundo fotográfico. É só ir em qualquer loja de tintas e escolher a cor. Um galão da Suvinil + acessórios para pintura  sai por volta de R$60,00. Claro que você não tem a mobilidade do fundo em estrutura de metal, mas mesmo assim, ainda prefiro a qualidade e praticidade do fundo pintado. Gosto pessoal, só isso.

Chapa de madeira pintada como fundo

Segue o mesmo princípio da parede pintada, a diferença está no preço da madeira e da estrutura para ela se manter em 90°.  Útil em estúdios “não caseiros”. Nesse caso eu considero descartável essa opção.

Ganchos no teto

Essa é uma outra opção que eu utilizaria hoje. Custo muito baixo e há o fato de podermos trocar o papel ou o tecido com muita facilidade. Caso opte por gancho, caberá a você desenvolver o seu sistema.  A próxima foto ilustra um acessório da Mako para esse tipo de suporte. Use-o como referência para desenvolver o seu.

Suporte da Mako

Cores para o fundo

Uma parede branca, caso você tenha espaço, pode ser transformada em cinza e preta só com o controle da iluminação que atinge ela. Como espaço e muitos equipamentos não fazem parte do nosso mundo(ainda), eu aconselho uma parede cinza. Qual cinza? Eu escolheria um cinza neutro.

Cinza Neutro

Há outras formas de fazer fundos fotográficos e cabe a você desenvolver a forma que lhe agrada mais. Se eu estivesse começando agora, pintaria minha parede de cinza e ponto final.

Não perca o próximo post onde falarei sobre tripés!!!

É isso aí, quer ser fotógrafo? começa a estudar carpintaria, viu!

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

58 Responses to “Como montar um fundo fotográfico”


  1. 1 Angélica 27/08/2010 às 19:23

    Mais 1 vez, obrigada pelas dicas. Gostei de ideia dos ganchos.
    Ah, vou estudar carpintaria tb! kkk

  2. 2 Luana Prado 28/08/2010 às 1:15

    Oi Leandro! Esse post veio na hr certa eim, passei a semana inteira pensando em como vou fazer pra transformar esse bunker que eu moro num estudio. Desanimei um pouco, agora n tenho grana pra tripés, fundos, ou mesmo canos de pvc. Uma parede inteiramente branca não quebra o galho? Mas dai como faz com a luz? Vc tem algum tipo de iluminação no seu incrível estudio?? ahahaha Continua a saga do estudio caseiro ae, to louca pra acompanhar!
    beijo

    • 3 Leandro Neves 28/08/2010 às 3:48

      Oi Lu,

      Uma parede branca quebra um galho, sim. Depois dos posts sobre tripés, que serão os próximos, começarei a falar sobre iluminação.

      É isso aí, a saga do estúdio caseiro.

      Grande beijo!!!

      • 4 Lóri Luciane Venturi 17/04/2014 às 4:44

        Leandro, gostei da ideia da parede branca, inclusive tenho uma aqui em casa, mas qdo fotografei, apareceu o piso do meu quarto rs, tem alguma dica, no que complementar no chão? rs..Adorei sua pag, estarei sempre por aqui..

        abc

  3. 5 Levy Carneiro Jr. 28/08/2010 às 3:00

    Leandro,

    excelente post! Veio bem a calhar :)

    Uma solução bem barata que já usei é: um tecido de algodão preto de 2×1,5m preso na parede com fita Silvertec (a versão tupininquim das gaffer’s tape gringas). Já usei algumas vezes “em locação”, e durante 1 hora a fita aguenta bem.

    Agora comprei um tecido Oxford cinza escuro que curti muito. Somente R$ 15,00 por 3 x 1,4m.

    Essa lona seria o que os gringos chamam de “canvas”? Sempre quis saber o que é esse “canvas” que tanto mostram como fundo em fotos no Flickr.

    Abraços,
    Levy

    • 6 Leandro Neves 28/08/2010 às 3:46

      Olá Levy, como vai!!!

      Não te respondi antes no meu flickr, pois eu já estava preparando essa série de posts. Aliás, tomei como base muitas das coisas que você me perguntou. Obrigado.
      Essa lona é o que os gringos chamam de canvas. Aqui no Brasil você encontra como Lona ou Brim. Brim é um tecido com a mesma trama(formação dos fios) só que um pouco mais mole.

      Eu gosto dessa lona, pois ela fica rígida depois de passada a ferro.

      Continue passando por aqui.

      Grande abraço,

      Leandro.

    • 7 teca 07/04/2012 às 11:50

      rsrsrs tbm n sabia o que era canvas…

  4. 8 Darlinton Ferreira 28/08/2010 às 5:26

    Faaaala!

    Muito bacana, cara.

    Vem cá, tu vai falar sobre usar gel no flash para mudar a cor do fundo (fundo branco)? É que mistura os temas “fundo fotográfico” com “iluminação”, né? Hehehe…

    Enfim, é uma forma “fácil” de se ter fundos com cores diferentes, e talvez não muito honerosa.

    Abração, parceiro!

  5. 9 Aline 31/08/2010 às 22:03

    Leandro, gostaria de saber se aqueles fundos que são vendidos baratinho, tipo 149 reais, no mercado livre não são bons. Vejo muitos deles, já tive vontade de comprar um, vc acha que compensa(interrogação), brigada.

  6. 10 Leticia 27/01/2011 às 15:50

    Olá Leandro. Gostei muito do seu post sobre como montar um estúdio caseiro. É exatamente o que procurava. Sou criadora de cães e preciso de fotos com qualidade para a divulgação, mais sou totalmente leiga no assunto. E juntando ao fato que eu sempre me interessei em fotografia, resolvi investir. Mais sabe como é…tem que ser aos poucos.Comprei em uma Sony DSC HX1, visto ser p/ amadores, e ter um ótimo resultado ( pelo menos para uma leiga como eu). O fundo que uso é o mestre da improvisação. Utilizo um lençol branco jogado por cima do sofá ( a altura do sofá é ótimo para fotografar filhotes, pq enibe as andanças), ou colado na parede com fita crepe. Mais estou sentindo falta de iluminação e afins. Vou testar o fundo indicado no post e aguardar anciosa sobre novas dicas do que usar p/ iluminação e etc. Se tiver uam dica de curso de fotografia básico, agradeceria muito. Aqui na minha cidade – sul de minas, não creio que exista.
    Agradeço a destreza.
    Abr

  7. 11 Everton 16/02/2011 às 15:12

    Grandes dicas!! Também estou montando meu estúdio “home-made” e estou aguardando ansioso pela próxima publicação!!!

    Quando vai sair a próxima matéria??

    Obrigado!

  8. 12 Debora 14/03/2011 às 16:33

    Olá, sou iniciante e com pouca grana tbem, gostaria de saber dicas de iluminação para estudio caseiro, andei lendo algumas coisas sobre refletores comuns de jardim, indica alguma coisa? Já publicou algo? Se sim. por favor me passa o link, sou nova por aqui…Obrigada!

  9. 13 Jailson 18/03/2011 às 12:57

    Olá gostaria de orientação de como iniciar trabalho com Estúdio,
    pois estou colocando uma loja de fotografias com estúdio, e gostaia
    de receber algumas opiniões..
    espero que alguem me passe algo.
    Obrigado !!

  10. 14 jucelino 05/05/2011 às 12:43

    Muito boa suas dicas parabéns pela iniciativa,Bom no meu stúdio
    de “pobre ” Eu faço assim com um cano mais grosso um pouco do que os utilizado em encanação residêncial cortado do tamanho da cortina 1 metro 3 metro etc… eu faço com uma furadeira dois furos do tamanho da cabeça do parafuso que vou colocar na parede nas extremidades do cano depois com a cortida bordada e do lado mais comprido ou mais curto bordo de um jeito que de para passar o cano
    por dentro da cortina já com os parafusos na parede so basta encaixar os dois furinhos do cano na parede.fica ótimo!!!
    tenho vários cenários com vários canos desse jeito,práticidade
    pra mim é tudo.JK

  11. 16 Fábio Cursino 19/10/2011 às 21:12

    Ola, gostei muito do post, estou querendo fazer um estúdio para trabalhos internos mas com cara de profissional. Sobre a iluminação já sei como fazer, vou montar uma caixas de madeira material mais leve, forrar com papel alumino por dentro e encaixar bocais para lampadas (frias para nao esquentar muito) e por ultimo um tecido branco para servir como difusor, claro que isso tem que estar bem estruturado e bem feito para nao ter perigo de pegar fogo rs..
    Agora sobre o fundo ainda não sei o que vou usar, já pesquisei muito na net e os comentários são muito diversificados, minha primeira opção seria o Oxford, mas acho que vou ter que comprar o TNT mesmo, pois é mais barato, aqui em Taubaté-SP custa entre 1,00 real o metro, se não for muito fino acho que dará certo. O que você acha do TNT?
    Uma técnica boa também é usar uma lanterna “light painting” o resultado é muito bom!
    Para quem quiser está ae a dica!

    Valew!

    • 17 Jadir Trindade 21/11/2011 às 0:52

      Gente que usa o TNT como fundo. Depois de comprar de várias cores obtive resultados desastrosos porque esse produto amarrota todo e nem pode ser passado a ferro. O resultado nas fotos é horrivel, principalmente porque não tinha como colocar os modelos distantes do tecido e todo akele amarrotado vinha na foto. Imaginem tirar tudo no fotoshop! Melhor algum tecido que possa ser passado, ainda que fique um pouco mais caro. Ou pintar uma parede.

    • 18 Claudio Marcio Miranda 10/03/2012 às 15:45

      Eu acho que terá problemas, pois a medida que irá utilizando irá amassar.
      Com isso vc terá mais despesas tendo que trocar.
      Seria melhor gastar um pouco no início e ter melhores resultados.
      Eu uso oxford.

    • 19 Lóri Luciane Venturi 17/04/2014 às 4:38

      Gostei da dica da iluminação, esta sendo um problema para mim, vou tentar, só espero não colocar fogo no Studio , eu uso tnt, preto e branco quando as fotos são editadas eles ficam ótimos, e como vc citou o valor tbm cabe no bolso rs
      abc

  12. 20 Kei Makeupe Brazil 17/11/2011 às 11:19

    Adooorei isso aqui! Vou voltar para o inicio desta saga..rs
    Valeu pelas dicas Leandro, super práticas para quem não tem grana como eu tb… kkk
    Um Abraço.

  13. 21 Mario André Duarte 26/12/2011 às 13:01

    legal essas dicas abriu mais um pouco meu entendimento
    até mais

  14. 22 Daiana 11/01/2012 às 21:32

    Amei suas dicas! Totalmente dentro da realidades dos “verdadeiros iniciantes” haha! Simples, direto e objetivo. Mal posso esperar por mais :)
    Parabéns.

  15. 23 Daiani 13/01/2012 às 15:38

    Oi pessoal, tudo isso é muito interessante, sou apaixonada por fotos, amoo mesmo, tenho uma sony hx1, gosto muito dela é ótima, mas tenho loucura por comprar uma profissional, só não comprei ainda por que acho um preço auto pra comprar por hobby, então me veio a mente, porque não trabalhar com isso, foi aonde resolvi pesquisar sobre estúdio fotográfico. A grande dúvida é, hoje em dia ainda vale a pena investir nisso, como está o mercado nessa área? Obrigada pessoal, pelas dicas.

  16. 24 marcos tambelini 16/01/2012 às 19:22

    O BOM DA FOTOGRAFIA E A TENTATIVA E ERRO PARA ACERTAR ,O IMPROVISO TBM TRAZ RESULTADOS BONS .NAO ADIANTA GASTAR UMA FORTUNA E ENCHER A CASA DE CACARECOS .DENTRO DO O Q A PESSOA VAI FOTOGRAFAR ,O ESTUDIO TABAJARA SERVE BEM .SE VC FOR COBRAR MUITO PELA FOTO , TEM Q INVESTIR ALTO .AGORA O IMPROVISO E MARAVILHOSO .OBRIGADO PELAS DICAS .COMO VC DISSE NAO ADINTA FOTOGRAFAR E CAIR UM MONTE DE CANO NA CABEÇA DA CRIANÇA .

  17. 25 wesley 12/04/2012 às 17:38

    tenho um estudio fotografico ja tenho uma parede com fundo infinito branco e vou so pintar outra area de preto que tenho sobrando a duvida é a seguinte.. preto ou cinza? qual diferença tem? andei pesquizando no google vi q cinza é bom agora ja nao sei mais….

  18. 26 sabrina barroso 19/04/2012 às 14:20

    Nossa otimo isso…parabéns pela criatividade…..:)

  19. 28 Anônimo 22/04/2012 às 15:52

    adorei as dicas….colocarei em prática….

  20. 29 Vinícius 03/05/2012 às 17:21

    ansioso pelo post de iluminação, que acho que poderia vir antes do de tripés. :D

  21. 30 Anônimo 04/05/2012 às 0:16

    Olá Leandro, cai aqui meio de paraquedas, fazendo uma pesquisa sobre como montar estúdio caseiro. Não sou fotógrafa, sou 3 P, Psicóloga, Psicanalista e Professora, rs. Tenho 2 filhas lindas e passei a despertar para a fotografia após o nascimento da primeira, agora com 4 anos. De tanto tirar fotos ruins, as fotos ficam bonitas, capturo uma imagem legal mas a qualidade é terrível, embaça, treme, escura e por aí vai, rs…resolvi estudar um pouco sobre o assunto. Eu amo tirar fotos, embora não o faça muito bem. Suas dicas são ótimas. Também achei fascinante a simplicidade com que você fala sobre o assunto, sem aquela arrogância ou mistério de muitos fotógrafos. A questão do talento achei ótima, vc fala em trabalho, trazendo a possibilidade de tirar boas fotografias pro mundo real, que a fotografia não é só uma câmera cara tampouco um olhar mágico de um ser com um dom especial. Einstein tb dizia que “2% é inteligência, 98% é trabalho”. Parabéns e Sucesso!

  22. 31 Eduarda Hayat Moura 04/05/2012 às 0:19

    Agora com dados para contato. Um abraço.
    Olá Leandro, cai aqui meio de paraquedas, fazendo uma pesquisa sobre como montar estúdio caseiro. Não sou fotógrafa, sou 3 P, Psicóloga, Psicanalista e Professora, rs. Tenho 2 filhas lindas e passei a despertar para a fotografia após o nascimento da primeira, agora com 4 anos. De tanto tirar fotos ruins, as fotos ficam bonitas, capturo uma imagem legal mas a qualidade é terrível, embaça, treme, escura e por aí vai, rs…resolvi estudar um pouco sobre o assunto. Eu amo tirar fotos, embora não o faça muito bem. Suas dicas são ótimas. Também achei fascinante a simplicidade com que você fala sobre o assunto, sem aquela arrogância ou mistério de muitos fotógrafos. A questão do talento achei ótima, vc fala em trabalho, trazendo a possibilidade de tirar boas fotografias pro mundo real, que a fotografia não é só uma câmera cara tampouco um olhar mágico de um ser com um dom especial. Einstein tb dizia que “2% é inteligência, 98% é trabalho”. Parabéns e Sucesso!

  23. 32 Ana Do Amaral 19/05/2012 às 23:16

    Esse post maravilhoso aqui e eu nunca tinha visto… adorei! Super empolgada para começar a montar meu “estúdiozinho” caseiro hehehe

  24. 33 Caio 22/05/2012 às 19:57

    Quando vai sair o próximo post??? Ansioso!!

  25. 34 Waleska 31/05/2012 às 13:44

    Eu também achei ótimo esse post… próximo??? :-)

  26. 35 Anônimo 14/06/2012 às 14:46

    Adorei suas dicas! Como faço para ver as outras?

  27. 36 luan maheus 12/07/2012 às 11:27

    como posso monta o meu proprio studio fotografo

  28. 38 Fernanda (@nandaperezfraga) 05/08/2012 às 15:12

    2 dicas na minha humilde opinião de amadora, passar TNT com um outo pano por cima do TNT, coidado com a temperatura…pode-se usar trilho de cortinas para suporte do fundo seja com tecido ou TNT só não será fixo…o que axa???? beijos estou adorando seu blog, ….

  29. 40 ArtGrazi 23/08/2012 às 15:30

    Kara, D+, adorei suas dicas e são bem realistas, são coisas que todos nós q estamos começando passamos, ou seja, pouca grana e falta de material pra trabalhar. Só improvisando mesmo! É ótimo encontrar pessoas q compartilham suas idéias! Valeu mesmo!

  30. 41 Lina 30/08/2012 às 18:23

    Adorei todas as dicas.

  31. 42 Anônimo 26/09/2012 às 3:10

    Olá! que barra de ferro é essa que vc usou no post de base p fundo infinito com tripes? onde compro? pq tem q ser do tamanho de encaixe…
    obrigada!

  32. 43 simone alves 27/09/2012 às 14:51

    Legal adorei porque tive as mesmas idéias suas até a do cano kkkkk

  33. 44 NELZA SAMPAIO 07/10/2012 às 15:50

    estou iniciando no mundo da fotografia achei otimas as suas dicas me deixa bem a vontade para tirar duvidas e seguir conselhos.

  34. 45 Samuel Souza 03/12/2012 às 22:14

    Boas dicas amigo. Gostei muito do seu blog. Estou precisando montar algo prático, tanto para fazer fotos internas e externas. Tenho dúvidas qual equipamentos comprar: flashes, rebatedores, luz constante etc. Preciso montar um estúdio, mas tenho que fazer externas tbm. O que vc poderia me indicar?

  35. 46 Isis Marques 07/03/2013 às 20:08

    Uma coisa que eu ja fiz (quando tinha uns 15 anos) e ainda faço pra produtos ou coisas pequenas, é usar uma parede branca (ou papel colado na parede) e fazer SO a parte curva do fundo infinito com papel ou tecido (oxford funciona bem). Pronto. é facil de remover as “emendas” no photoshop e muito, muito barato.

    Meu chefe tinha um rolo de lona pendendo do teto da casa dele, funcionava muito bem também. Não ocupava espaço nenhum. =)

  36. 47 Anônimo 19/03/2013 às 13:59

    adorei muito obrigada !

  37. 48 brandon 06/04/2013 às 6:40

    Olá , o post ta de parabens , to pensando em fazer esse suporte com pvc pra fotos externas , é mais coisa de amador/iniciante msm , quem sabe um dia eu não vire profissional . Mas a minha duvida é , que tecido eu posso comprar pra fazer fundo infinito branco , preto e o chroma key ? O oxford serve bem ? Desde já obrigado , e parabéns novamente . Brandon .

  38. 49 Marcio Lyra 01/05/2013 às 18:02

    Pessoal existem tubos de aluminio de 1/2″ e 3/4″. uma combinação entre eles e pronto. E usar parafuso para regulagem de altura, furando de 10 em 10 centímetros. Para dar um melhor equilibrio colocar mais um no meio e atravessar outro de ponta a ponta. Cada tubo mede 6 metros de comprimento. Abs

  39. 50 Li Neves 16/05/2013 às 0:15

    Comprei um tecido que se chama Suéde (1,5 x 3 m). Ele é uma espécie de camurça, mais espessa, que também amarrota muito pouco. Ele é muito usado para fotografia pois não reflete a luz. No preto, fica impecável. Gosto também de pensar em colocar o tecido no chão, fazendo aquela curva parede/piso, que dá uma dimensão incrível à fotografia.

  40. 51 camilafreitas 17/06/2013 às 23:06

    Ola nossa, parabens pelo seu trabalho , muito obrigada pela dicas, sou estudante de fotografia e olha acho q deveriam ensinar isso na faculdade viu kkkk pq fala serio universitario ja tem gastoss demais e ai sai da facul mais pobre do que entrou e na hra de montar o seu estudio nao verba, e la as dicas q dao sao marcas caras, querem q monte,os estudios profissionais mas esquecem q estamos começando, e tbm o mais importante, vc eh admiravel como vc divide suas experiencias e seu conhecimento, pq hj tem mto fotografo meia boca q se acha e morre cm o q sabe kkkk, vou viver aki agora kkk vlw mesmo

  41. 52 Michelli Mendes 04/11/2013 às 10:42

    Gente, modéstia a parte… rs.. acho que a minha idéia é a melhor… ao invés de uma mega engenharia para montar a estrutura em canos, utilizei aqueles suportes de cortina na parede, com tecidos em rolo… você ainda tem a opção de trocar as cores ou utilizar o papel! ficou ótimo.. escolha um suporte que tenha opção para duas cortinas, e ai você consegue uma distancia maior da parece… é isso!

  42. 54 Jeissa Gomes 07/01/2014 às 13:34

    Muito Legal !

    Também estou nessa saga, do estudio.
    Estou iniciando as atividade como fotografa, e meo Deus é caro demais.
    Preferi investir em uma boa camera, e no curso do Senac ( que você ja citou em uma dica sua), ja comprei duas lentes….
    Quero trabalhar com recordações escolares e preciso montar os fundos nas escolas que eu for…
    Então cheguei a seguinte ideia… VOU USAR SUPORTE PARA BANNERS são de aluminio aguentam bem e segura os peso do tecido…

    será que rola ?

  43. 55 Henrique Dias 10/06/2014 às 19:40

    Nossa, gostei das dicas. Me prendeu a atenção bonito! Valeu

  44. 56 Josy fenty 29/08/2014 às 22:20

    Oi, gostei muito da sua ideia,estou começando agora vou fazer umas fotos. Assim, mas queria lhe fazer uma pergunta?nesse fundo como faz pra fotografar a pessoa inteira?


  1. 1 Como montar seu estúdio caseiro « DO FOTÓGRAFO Trackback em 27/08/2010 às 19:04
  2. 2 Tweets that mention Como montar um fundo fotográfico « DO FOTÓGRAFO -- Topsy.com Trackback em 28/08/2010 às 18:29

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.239 outros seguidores