Antes de começar

Muita gente aparece no meu orkut me perguntando qual máquina comprar. Isso é uma dúvida completamente normal, que afeta todos os fotógrafos iniciantes, e os fóruns e comunidades no orkut estão lotados delas. Falarei sobre qual câmera comprar nos próximos posts.

Entretanto, antes de tentar saber qual máquina comprar é necessário conhecer um pouco de fotografia básica e definir o que se pretende fotografar, pois comprar equipamento para fotografar moda é muito diferente de comprar equipamento para fotos de esporte.

Como aprender fotografia básica? Fazer um curso ou estudar por conta própria?

Há inúmeros cursos de fotografia por aí, desde nível superior a cursos livres. Na cidade de São Paulo, por exemplo,  temos os do SENAC, do Instituto Internacional de Fotografia, da Full Frame, etc. São excelentes, mas possuem um custo elevado. Eu preferi estudar sozinho, aprendo melhor dessa maneira e preferi investir meu dinheiro em equipamentos. Para quem opta em estudar sozinho, fonte de conhecimento gratuita ou por preços módicos é algo bem fácil de achar. YouTube, fóruns fotográficos, grupos no Flickr e comunidades no orkut estão cheias de pessoas dispostas a compartilhar informação.

Meu intuito em escrever esse post foi o de apresentar “A Bíblia da Fotografia”, o livro que todo mundo deveria ler antes de começar a fotografar:

O Novo Manual de Fotografia, de Jhon Hedgecoe

John Hedgecoe é um fotógrafo internacionalmente reconhecido por suas habilidades como fotógrafo, sua capacidade de ensino e estilo de escrita. Como todos os seus livros, “O Novo Manual de Fotografia” é bem  ilustrado com fotografias e desenhos que dão aos fotógrafos iniciantes e amadores um guia claro, prático e conciso para as melhores técnicas fotográficas. O que torna o livro tão rico é que elas são fáceis de ler e seguir. Ele não se destina a um campo especializado de fotografia, mas dá ao leitor uma idéia geral de que ele ou ela pode realizar com sua câmera e equipamentos.

Encontramos no livro temas como, o que é uma câmera , as diferenças entre filme e câmeras digitais, as diferenças entre SLRs, fotômetro, câmeras pequenas, médias e de grande formato, uso de ajustes de abertura e velocidade do obturador, filme, filtros, flash, tripés, etc. Além disso, Hedgecoe  dedica um bom número de páginas para o que eu considero alguns dos aspectos mais importantes da fotografia: iluminação, cor e composição.

Comprei o meu na FNAC, mas escolhi uma edição americana e paguei metade do preço. Para quem não quiser comprar o livro, o Google Books disponibiliza ele quase na íntegra. Sempre leio e nunca me canso. Vou escrever um curso de Fotografia Básica aqui no blog e usarei boa parte dele como fonte.

Depois de ler o livro, me deixe um comentário sobre suas impressões.

Até mais.

10 Responses to “Antes de começar”


  1. 1 Fernando Rafran 20/02/2010 às 12:45

    Leandro, você está de parabéns pelo jeito inovador de mostrar os desafios dessa profissão.
    Fiquei muito contente por tal empreitada e espero que possa continuar neste caminho.
    Abraços!!

  2. 2 aline 23/02/2010 às 16:03

    Meu livro chegou hoje!
    Comprei na FNAC também,a 4ª edição,que inclui equipamentos e técnicas digitais.Já estava afim de comprar e tinha dado uma olhada no Google Books,mas nada melhor do que tê-lo em casa,quando vi que você recomendou ,tive certeza! e não me arrependo,tô adorando (:
    Beijo,e boa sorte com o blog😉

  3. 3 karil soar 24/02/2010 às 17:30

    é um dos melhores livros atuais, inclusive na escola Portfolio de aqui de Curitiba , esse é o livro base do curço.

    abraços

  4. 4 Rogério Coelho 26/02/2010 às 16:38

    Fala Leandro, blz?

    Cara…entes de tudo..Parabéns pelo belo trabalho. Sou seu Fã já. Suas fotos são muito boas, aliás, excelentes.

    Vou comprar este livro e assim que lê-lo, deixarei aqui minhas impressões sobre o mesmo.

    Grande abraço e até Segunda! rs

    Rogério Coelho

  5. 5 bruna guedes 01/03/2010 às 23:30

    bem enfim noossa me ajudou mt obrigada mesmo
    sempre voue sta aqui agoraa

  6. 6 bruna guedes 01/03/2010 às 23:31

    aa o livro e perfeitooo

  7. 7 aline 08/03/2010 às 19:01

    dica: semana passada tava 88,00 na FNAC,e esta semana tá 77,00!

  8. 8 Maria Carolina 27/05/2010 às 2:05

    Leandro eu, sempre que posso, elogio o seu trabalho seja por orkut, twitter, aqui, onde for… sou sua fã! Parabéns mesmo!😀

    Quanto a esse livro, meu irmao me deu ele de presente de aniversario, provavelmente uma outra edição já que a capa é diferente, mas estou amando…

    Parabéns pelo site… Você é fantástico!

    Beijos

  9. 9 raul 06/01/2011 às 10:14

    comprei esse livro assim q adquiri minha primeira camera há 4 anos e leio até hoje, é muito bem mesmo! didática perfeita.

  10. 10 Christine Oliveira 11/05/2011 às 22:22

    Cara, muito obrigada por essa ajuda! Eu estou no maior dilema entre fazer curso e tentar sozinha, porque não tenho tempo nem dinheiro pra investir em curso: ou começo a investir em equipamentos e livros, ou curso! Vc mostrou que é possível conseguir sozinho, me deu muita esperança.

    Já sou tua fã!

    Parabéns pelo trabalho e POR FAVOR, não pare de escrever aqui, tuas dicas são artigo de primeira necessidade!

    Abços


Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas