Fala que eu te escuto #02

Recebi o seguinte depoimento no orkut:

Oi Leandro! tudo bem?
Poderia me dar uma ajudinha… To com uns convites pra fotos, mas to meio perdida. Rs
Nw tenho flash ainda, qrem que eu fotografe um casamento em agosto! E será apenas eu… vc acha que o SB600 dá conta desse recado? É mto difícil usá-lo e obter bons resultados? Alguns convites são pra fotos ao ar livre,então antes do flash eu tava com planos de adquirir uma 50mm,pra essas fotos (sei-lá, mais luz,desfoque essas coisas que dão um charme) mas agora to meia perdida… Oque acha que devo fazer primeiro? Preciso dar resposta qto ao casamento até mês que vem…
Ne tenho de quem pedir esses conselhos, aliás isso é mto chato!rs Ninguém por aqui curti foto assim! Por favor…obrigada! Abraço!

Fotografar casamento não é uma tarefa fácil. Eu não estou preparado para isso. Acho muita responsabilidade fotografar um casamento sem uma câmera de backup(não possuo câmera de backup), sem lentes claras(não possuo lente clara), sem fotógrafo reserva(não conheço um outro fotógrafo que possa ser meu backup) entre outras coisas. Já recusei fazer dois casamentos e agora uma grande amiga e fotógrafa quer que eu faça o casamento dela. Já recusei, fugi, não respondi, mas ela é muito insistente. Acabei aceitando fazer um editorial com ela e o noivo e o dia da noiva, mas parei por aí.

Só você pode dizer se está preparada para isso e se estiver você entrará em uma ótima área da fotografia, pois a fotografia de casamento só cresce, já que ela acompanha o aumento de casamentos e recasamentos.  Além disso, os fotógrafos de casamentos são bem remunerados. Tenho amigo que cobra R$5.000,00 por casamento e tem trabalho todo final de semana.

Sobre as questões técnicas, o flash SB-600 dá conta do recado, sim! Você precisa de um rebatedor para ele. Eu tenho um modelo, no meu orkut, par ser feito em casa.  Sempre usei esse flash e nunca precisei de nada mais potente. Entre ele e a lente 50mm eu prefiro o flash. Se você puder comprar os dois vai estar muito bem servida. Mais do que equipamento o importante é você saber o que vai fotografar, pois não adianta ter um ótimo equipamento, mas sem saber aonde se quer chegar com ele. Minha dica, que eu uso sempre, é desenhe tudo antes. Desenhar é um modo de falar, pois não sei desenhar nada. Eu rascunho tudo o que quero antes de fazer uma foto. Como você vai fotografar casamento eu lhe aconselho a entrar nesse site e rascunhar o tipo de foto que você quer fazer nesse casamento.

Uma outra coisa é levar uma check-list. Você pode usar esta:

Fotos do casamento no civil

Noivos com os padrinhos

Noivo assinando o livro

Noiva assinando o livro

Padrinhos assinando o livro

Noivos com o certificado

Fotos antes da cerimônia

Noiva se preparando para a cerimônia

Noivo se preparando para a cerimônia

Detalhes do vestido de noiva

Buquê da noiva

Noiva saindo de casa

Noivo saindo de casa

Fotos da Cerimônia

Geral da igreja/templo decorada para a cerimônia

Convidados chegando

Parentes dos noivos entrando

Entrada dos padrinhos

Entrada do noivo

Noiva saindo do carro

Damas e pajens caminhando até o altar

Entrada da noiva

Noivos no altar

Troca das alianças

Beijo dos noivos

Cumprimentos

Saída dos noivos

Convidados jogando arroz/pétalas

na saída dos noivos

Noivos juntos no carro

Retratos

Noiva sozinha

Noivo sozinho

Noiva e noivo

Noiva de costas

Noivo com os padrinhos dele

Noivo com os padrinhos e madrinhas dele

Noiva com as madrinhas dela

Noiva com os padrinhos e madrinhas dela

Noiva com as damas de honra

Dama de honra com o pajem

Noiva com seus pais

Noivo com seus pais

Noiva e noivo com os pais da noiva

Noiva e noivo com a família da noiva

Noiva e noivo com os pais do noivo

Noiva e noivo com a família do noivo

Noiva e noivo com os parentes de ambos

Fotos no local da festa

Geral do salão decorado para a festa

Detalhes, arranjos de flores

Mesa do bolo e docinhos

Detalhes do bolo

Lembrancinhas

Convidados chegando

Chegada dos noivos

Amigos assinando livro de presenças

Fotos de grupos de convidados

Primeira dança do casal

Noiva dançando com o pai

Noivo dançando com a mãe

Convidados dançando

Palco/Banda

Noivos cortando o bolo

Brindes

É isso aí, boas fotos e me mostra o resultado depois.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

1 Response to “Fala que eu te escuto #02”


  1. 1 Raquel Ovelar 07/03/2010 às 0:58

    Leandro, concordo com vc sobre a grande responsabilidade de se fotorafar um casamento, mas, eu acho que, se a gente não encarar, correr o risco ( calculado), não vai ter a experiência necessária para ser um profissional. Eu já disse isso pra alguém uma vez. Se a pessoa pediu á você, é porque tem consciência e noção da sua capacidade. Acho que vale o mesmo para a nossa colega que te pediu ajuda. Eu penso que o negócio é encarar. Lógico, tem que ter o básico, como vc diz, no mínimo, um flash. E não pretender cobrar o mesmo que um profissional, nem iludir o cliente com o que não pode fazer, e nem com um currículo que ainda não existe.
    Em dezembro eu encarei uma formatura de 3 noites. Um jantar, uma colação e um culto. Sozinha, na raça, sem flash e sem lente. Foi uma coisa simples, de uma turma de teologia da minha igreja, mas, foi uma baita responsa. Alguns ali nunca tinham colado grau nem do Ensino Médio, teve beca, cerimonial e tudo mais. Algumas fotos viraram banner, outras viraram quadros e tudo mais. Cobrei um preço simbólico, aprendi muito, inclusive com os erros que cometi, que só fui descobrir depois das fotos entregues. No geral, ninguém reclamou, pelo menos, hhh, e eu, saí satisfeita com o fato de já ter tido um “debut” profissional.
    Ninguém fala essas coisas abertamente, mas, com certeza, todo fotógrafo profissional construiu sua experiência e mesmo reputação em cima de muitos trabalhos assim, incluindo os erros.
    Só não erra que não tenta, não é verdade?
    Parabéns pelo blog, Você continua sendo uma inspiração para nós!!


Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas