Livro: Cartas a um jovem fotógrafo

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Há pouco tempo, meu amigo e grande fotógrafo Borelli, me deu a dica do livro do Bob Wolfenson: Cartas a um jovem fotógrafo. Como ainda não consegui comprar o livro, pedi para o próprio escrever um resumo do livro. Valeu Borelli!!!

Por Sérgio Borelli

No começo desse ano resolvi largar meu emprego e começar a trabalhar pra valer com fotografia. Minha namorada, vendo o longo e tortuoso caminho que eu teria pela frente, me presenteou com o livro “Cartas a um jovem fotógrafo”, escrito pelo Bob Wolfenson.

Esse ótimo livro não é destinado apenas para nós, iniciantes nesse maravilhoso e assustador mundo do mercado fotográfico. Pessoas que admiram o trabalho do autor, curiosos, fotógrafos iniciantes ou com muitos anos de carreira, esse livro agradará todos.

Bob nos conta sobre seu começo na fotografia, sobre o período que foi assistente no Estúdio Abril, seu primeiro emprego, com apenas 16 anos, dos trabalhos e exposições que realizou posteriormente. Fala bastante das dificuldades que teve durante sua carreira e como conseguiu contornar elas.

É interessante, no decorrer do livro, como você vai se identificando com as situações que ele passou no começo da carreira. Então isso quer dizer que as dificuldades que você tem hoje, podem sim ser contornadas e você pode ser um grande fotógrafo num futuro próximo.

Uma das coisas que ele frisa bastante é a mudança que o mercado de fotografia sofreu durante esses anos. No começo de sua carreira haviam poucos fotógrafos, mas também não tinha tanto trabalho para eles. Hoje em dia existem muitos profissionais, ainda mais depois da fotografia digital, mas conseqüentemente, a procura por esses profissionais aumentou.

O livro é dividido por capítulos, que seguem mais ou menos uma ordem cronológica de sua carreira. Digo mais ou menos, pois entre os capítulos tem um dedicado só para moda, outro só de retratos e outro de nus, onde ele conta desde os primeiros trabalhos sobre o tema até os atuais.

Vale muito a pena ler esse livro, pois além de tirar muitas duvidas que temos, matar algumas curiosidades, serve como uma aula de fotografia e exemplo a ser seguido e uma ótima fonte para conhecer o trabalho do autor e de outros fotógrafos que foram, ou ainda são, referencia para ele.

Recomendo essa leitura para todos, mas principalmente para os fotógrafos iniciantes. Ele te mostra a parte boa da fotografia, dos bons trabalhos, do “glamour” que existe na profissão, mas também mostra o outro lado, quando você não fica contente com seu trabalho, quando o cliente não fica feliz com a foto que entregou, problemas técnicos que podem acontecer em um trabalho. Inclusive ele dedica um capitulo só para as grandezas e misérias da vida profissional. Se nem para um grande fotografo como Bob Wolfenson, trabalhar com fotografia é um mar de rosas, por que seria para nós, iniciantes? O jeito é fazer como ele e ir aprendendo com os erros e chegar longe.

É isso aí! Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

2 Responses to “Livro: Cartas a um jovem fotógrafo”


  1. 1 Rodrigo 09/03/2010 às 19:34

    Acredita que eu ia comprar esse livro?!
    Muito interessante.

  2. 2 Fernanda 21/05/2010 às 19:38

    não é de hoje que estou querendo este livro, finalmente consiguirei compra-lo juntamente com O Novo Manual da Fotografia. Ambos realmente de grande ajuda, recomendo.🙂


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas