Fala que eu te escuto #03

Como sempre, continuo demorando para responder as pessoas que me perguntam as coisas. Comecei a “trabalhar” no meu novo portfolio e isso me tomou um bom tempo, ainda bem que agora só falta escrever a biografia.

Mas vamos lá, recebi a seguinte pergunta no orkut:

Vou perguntar por aqui pq acho mais discreto. Enfim, acho seu trabalho fora do normal e o q mais me encanta nas fotos são as cores e a luz. Gostaria de saber se isso se deve ao tratamento dado em programas de edição de imagem ou se sua câmera ajuda bastante? Eu tenho uma Canon XS, é a mais simples da categoria e logicamente não consigo obter fotos tão nítidas quanto as suas. Vc pode resumir se o problema é a cam, a falta de uma boa iluminação ou o a falta de um bom tratamento? Baixei o Lightroom e sempre acompanho seus tutoriais e estou aguardando o mais avançado, mas mesmo assim ainda não aprendi muita coisa nele, gostaria de deixar minhas fotos mais nítidas e vivas como as suas, tb não sei se a configuração da minha cam. Penso em comprar uma câmera melhor, mas minha situação não é a das melhores no momento, rsrs. Valeu a atenção.

Pois é, a pessoa me perguntou lá pois era mais discreto e eu lanço aqui no blog. Mancada minha, mas a pergunta é boa e eu tenho certeza que muita gente tem essa dúvida.

Enfim, acho seu trabalho fora do normal e o q mais me encanta nas fotos são as cores e a luz. Gostaria de saber se isso se deve ao tratamento dado em programas de edição de imagem ou se sua câmera ajuda bastante?

Existe toda uma teoria sobre as cores, já percebeu como fotos onde tem a cores verde e vermelho são bem interessantes!? Estou estudando sobre isso ainda e penso em escrever algo aqui no blog.  Quando vou fotografar , intuitivamente ou não, eu procuro essas e outras cores na composição. Gosto muito do verde, do vermelho e do amarelo, as fotos sempre ficam boas com essas cores. Mais importante do que os programas de imagem, é compor a foto com uma cor legal e depois dar um up nela no Lightroom ou no Photoshop.

Sobre a  luz, na fotografia é mais do que essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas e para que isso aconteça é necessário, além da luz, você  precisa ter controle sobre ela.  Escrevi  sobre equipamentos de iluminação e em uma parte eu falo sobre os modificadores, eles são extremamente importantes para que se tenha controle da luz que atinge o assunto a ser fotografado. Exemplos de modificadores naturais: nuvens, árvores, etc.

Sobre a câmera,  o mais importante é ela ser “fiel” as cores e nesse quesito eu acho que as câmeras DSLR são bem parecidas, claro que uma pode puxar mais para o magenta do que a outra, mas isso não é extremamente importante no resultado final(em termos artísticos, é claro).

Eu tenho uma Canon XS, é a mais simples da categoria e logicamente não consigo obter fotos tão nítidas quanto as suas. Vc pode resumir se o problema é a cam, a falta de uma boa iluminação ou o a falta de um bom tratamento?

Quando falamos em nitidez é necessário pontuar diversos fatores, como abertura de lente, iluminação, estabilidade da câmera e tratamento da imagem. Com relação a lentes, cada uma tem um ponto de abertura onde a foto tem máxima nitidez, normalmente é um ou dois stops depois da abertura máxima (em uma lente de abertura máxima f 2.8 a provável melhor abertura é f 5.6) e no geral se mantém até f 8. Além disso, iluminação e tratamento da imagem contam muito no resultado final, mais iluminação do que tratamento.

Gostaria de deixar minhas fotos mais nítidas e vivas como as suas.

Você vai, é só acompanhar os tutoriais(que eu prometo) que vou postar.

Penso em comprar uma câmera melhor, mas minha situação não é a das melhores no momento.

Não compre, sua câmera é excelente e dá para fazer muita coisa boa com ela. Se tiver uma grana para investir, compre uma lente 50mm 1.8 ou um flash. Minhas fotos mudaram muito depois que comecei a usar flash.

É isso aí, espero que tenham gostado.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com


1 Response to “Fala que eu te escuto #03”


  1. 1 Mari Milanezi 17/03/2010 às 15:06

    Que mancada heim! Nunca mais vou mandar meu email de dúvidas para você!!! Rssss Brincadeira! Acho ótimo você expor essa dúvida pois boa parte dela é minha. Principalmente na parte do “quero fotos como as suas”.😀

    A minha dúvida não consegui organizar ainda para escrever pedindo ajuda. Rss

    Abraço!


Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas