Fala que eu te escuto #06

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Organizando minhas coisas achei um e-mail perdido. Milhões de desculpas por só lhe responder agora:

Olá Leandro, tenho acompanhado seu blog diariamente e tenho gostado muito. Vou fazer um curso básico de fotografia agora no final do mês e pretendo investir MESMO na área. Me formei agora em Serviço Social, to trabalhando já, e por incrível q pareça já consegui juntar R$2.500 pra comprar uma máquina profissional, ainda estou pesquisando qual comprar… Mas enfim, gostaria de tirar umas das várias dúvidas que tenho com você:

1- Como me lançar no mercado? O que devo fazer pra conseguir trabalhar com moda, assim como você? Aquele post seu do “objetivo”… me identifiquei bastante c suas fotos e no momento, quero ser você. ahahah
2- Quais são os valores que um fotografo cobra para um trabalho? Eu sei que depende do trabalho, mas eu queria ter uma noção, pq n tenho nada… Por exemplo, para casamentos ou para books fotográficos, o trabalho q vc fez para a Lofficiel por exemplo… Como fez para conseguir, qual o preço cobrado, o que você deve fazer? Só “dirigir” as modelos ou vc tb participa da produção delas, como escolher maquiagem e roupa?

Desculpa tanta ansiedade é que tenho admirado muito o seu trabalho e queria tirar umas dúvidas c vc rsrs
Obrigado, Karen

Karen,

Não sei se você já comprou a máquina, mas com essa grana dá para comprar um equipamento muito bom com uns acessórios legais. Sobre sua primeira pergunta, moda, assim como diversas áreas, é muito mais importante contatos do que talento. Não que talento seja dispensável, mas  é um meio onde a indicação, o “amigo do amigo”, o “fulano que fez para cicrano”, conta muito mais que um portfolio bonito.

1- Como me lançar no mercado? O que devo fazer pra conseguir trabalhar com moda, assim como você? Aquele post seu do “objetivo”… me identifiquei bastante c suas fotos e no momento, quero ser você. ahahah

Há diversas formas de entrar nesse meio e uma muito comum é o networking nas festas, vernissages, aberturas, coquetéis, etc. Imagine a situação: o rapaz está dançando(bêbado) e se aproxima uma moça(mais bêbada ainda) para dançar com ele  que começa o seguinte diálogo:

– O que você faz?

– Sou fotógrafo de moda e publicidade.

-Jura, eu trabalho na revista xpto toma aqui meu cartão. Me liga para fazermos umas fotos.

-Ok, eu ligo.

Dois dias depois quando a bebedeira e a ressaca já tiverem passado e ela não for mais tão sociável quanto na noite da festa, você manda seu portfolio por e-mail e comenta da conversa que tiveram. Pronto, agora você tem um contato e ela tem algumas imagens para poder convencer o chefe dela a contratar você para aquela pauta ou editorial. Vai por mim, isso acontece o tempo inteiro.

Outra forma é montar um portfolio com suas amigas que são modelos e mandar para as agências vendendo seu serviço como fotógrafa. Você pode também fazer uma troca, modelos sempre estão precisando de material. Elas posam para você fotografar e depois esperam um CD com as fotos tratadas em troca por esse trabalho.

Uma forma que é comum, mas um pouco difícil de se obter, é sendo assistente de um fotógrafo de moda. Eu trabalhei para um fotógrafo x, pois fui indicado por uma pessoa da L’Officel. Fiquei pouco tempo lá, não gostei e optei por seguir meu caminho sozinho, mas sempre é bom trabalhar para alguém, pois, além de aprender todos os macetes da profissão, você conhece produtores, maquiadores, cabelereiros, modelos, etc.

2- Quais são os valores que um fotografo cobra para um trabalho? Eu sei que depende do trabalho, mas eu queria ter uma noção, pq n tenho nada… Por exemplo, para casamentos ou para books fotográficos, o trabalho q vc fez para a Lofficiel por exemplo… Como fez para conseguir, qual o preço cobrado, o que você deve fazer? Só “dirigir” as modelos ou vc tb participa da produção delas, como escolher maquiagem e roupa?

Para valores de book é só você dar uma olhada nesse posts: Quanto cobrar: Book simples e Quanto cobrar: Book intermediário.  Para valores de pauta, editoriais e afins, normalmente é a revista ou meio de comunicação que já lhe oferece um valor x. Por exemplo, se você for cobrir uma semana de moda é capaz de te oferecerem uns R$5.000,00 por aquele trabalho, talvez te mandem um motorista, talvez não. Isso para fotógrafo iniciante, pois fotógrafo top cobra R$30.000,00 por alguns jobs.

Quem escolhe a maquiagem, roupa e acessórios é a produtora de moda. O trabalho do fotógrafo fica mais em montar iluminação, composição, direção da modelo, fotografar, etc. Há trabalhos que é você quem passa para a produtora, maquiador e cabelereiro as referências do que você quer, mas são eles que executam essa parte.

Esse mercado de fotografia de moda é muito, mas muito amplo e o que eu escrevi hoje é só para dar um idéias de como as coisas são.

Não desanime se as coisas não derem certo no começo. Recebi isso outro dia.

É isso aí, espero que tenham gostado.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

5 Responses to “Fala que eu te escuto #06”


  1. 1 Darlinton Ferreira 06/05/2010 às 21:42

    Muito legal, Leandrão!!

    Já virei seu fã, cara! hehehe…

    Abração, velho!

  2. 2 Karen 06/05/2010 às 21:48

    hahaha que bom que respondeu! dps q te mandei o email já consegui juntar mais 500 reais e comprei uma d90 hahaha
    estou esperando chegar!

    mas muito, muito obrigado mesmo!seu blog ta me ajudando muito!

    beijo

  3. 3 raquelovelar 06/05/2010 às 22:00

    É, Leandro, o SPFW não sabe o que perdeu, hhhh

    Falou tudo com honestidade e simpatia. Parabéns!

  4. 4 Marcelo Carrera 07/05/2010 às 8:52

    Leandro, vamos fotografar a FASHION RIO, mas não essa dai ok ??

  5. 5 Levy Carneiro Jr. 25/05/2010 às 0:48

    Olá Leandro,

    conteúdo muito prático e interessante aqui em seu blog!

    Uma dúvida de iniciante: se eu quiser tirar uma foto/retrato de uma pessoa para ir montando portfolio (na realidade um portfolio mais de hobby do que com interesses profissionais), e depois eu quiser publicar isso em meu Flickr, ou em uma revista, ou em uma exposição… Como vc lida com isso? Paga a pessoa pelo tempo dela tirar a foto? (imaginando que são pessoas comuns, nada de modelos…)

    Valeu e parabéns pelo blog!

    Levy


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas