Fala que eu te escuto #07

Outro dia me perguntaram sobre assinatura em fotos e eu apaguei o recado, pois achei que o tinha salvado em um arquivo do word. Não salvei, mas a pergunta era mais ou menos assim:

Leandro, nesse início de carreira é legal ter nossa assinatura nas fotos? Tem gente que fala que não é bom. E aí?

Depende, quando se é iniciante eu até acho interessante colocar sua assinatura ou o endereço do seu flickr na foto, pois assim você divulga seu trabalho para amigos e conhecidos, as pessoas comentam e você sente como as coisas estão caminhando. O que eu acho feio são aquelas enormes marcas d’água que ocupam metade da foto. A foto pode até ser bonita, mas se o sujeito vai lá e escreve FULANO DE TAL FOTÓGRAFO em letras garrafais não tem jeito. Detona tudo.

Eu não me preocupo muito com assinatura. Aliás, esses dias(sem minha permissão) pegaram uma foto minha no meu orkut, apagaram a parte da minha assinatura e colocaram em um perfil que seleciona fotos dos álbums de várias pessoas. Devo encarar de forma negativa um perfil no orkut que está elogiando minha foto, ou um blog que usa minha foto para ilustrar um texto super bacana? Eu não vejo problema nisso! Os tempos mudaram, baixamos muito material da internet, trocamos inúmeras coisa nos fóruns e comunidades, etc. Estou sendo tratado como eu trato o meio em que estou inserido. Agora, se alguém usa minha foto para fins comerciais sem minha permissão em sem o devido pagamento eu processo. Simples assim. No Juizado Especial Cível você resolve isso em no máximo 6 ou 8 meses.

Uma coisa para se pensar: vemos os grandes fotógrafos assinarem suas fotos?

De qualquer forma, eu assino minhas fotos e se você quiser assinar as suas eu mostro agora como se faz. Há diversas formas de se fazer isso, mas eu gosto de usar o Photoshop. Deixei dois modelos nos links a seguir:

Modelo Assinatura Paisagem

Modelo Assinatura Retrato

Segue um vídeo tutorial de como fazer no Photoshop:

É isso aí!!!

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

4 Responses to “Fala que eu te escuto #07”


  1. 1 Huaíne Nunes 17/05/2010 às 11:48

    Mais um excelente tutorial, Leandro.

    Eu já fazia de forma parecida, mas eu sou muuuito mais atrapalhada que você hehehe.

    Deixei no seu orkut uma sugestão de video aula, pra sua aluna noob aqui, metida a fazer blog. Estou aprendendo bastante com suas aulinhas.

    Beijins,

    Hua.

  2. 2 Huaíne Nunes 17/05/2010 às 11:49

    Mais um excelente tutorial, Leandro.

    Eu já fazia de forma parecida, mas eu sou muuuito mais atrapalhada que você hehehe.

    Deixei no seu orkut uma sugestão de video aula, pra sua aluna noob aqui, metida a fazer blog. Estou aprendendo bastante com suas aulinhas.

    Beijins,

    Hua.

  3. 3 patrícia 08/06/2010 às 23:52

    cara eu adorei o post que vc fez sobre qual camera compra pela primeira vez… eu estava passando pelas mesmas coisas que vc citou em cima, entrei em comunidade no orkut eh nada de me ajudar. antes de ler seu artigo eu estava pensando em comprar a canon d50 ela eh mtooo linda e parece ser ótima. mas li algumas coisas em comunidade e fiquei meio com medo. mas lendo seu artigo vi que estava fazendo uma ótima escolha, e tb tem isso o que faz a camera eh o fotografo… se vc eh bom qlqr maquina de alguma forma vai sair lindas fotos. Parabéns pelo blog ele eh maravilhoso

  4. 4 Chico Souza 02/01/2013 às 16:19

    Leandro, teria como postar os modelos novamente?
    Agradeço desde já.


Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas