Fotografia de Moda

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

O mercado fotográfico é extremamente amplo e mesmo quando só falamos de fotografia de moda, podemos dividi-la da seguinte maneira: editorial, comercial, fotojornalismo e beleza.

O editorial de moda tem sido um dos meios mais utilizados por estilistas e empresas  para apresentar seus produtos ao público. Ele é aquele conjuto de fotos, normalmente em uma revista, que procura vender conceitos e comportamentos. Neste tipo de foto a atitude da modelo é essencial, pois ela se torna uma personagem que vai mostrar a linguagem de moda e do momento. Há menos “regras” na fotografia de moda editorial, ela abusa de cenários, poses e diferente tipos de iluminação.

Annie Leibovitz

Diferente do editorial de moda, a fotografia de moda comercial  tende a um olhar mais limpo, com iluminação simples, poses mais suaves da modelo e cenários mais comuns para realmente mostrar a roupa ou os acessórios. Dentro da fotografia de moda comercial podemos citar as campanhas publicitárias em outdoors, anúncios, banners, capas de revistas, etc. O book de modelo também é considerado comercial, pois ele vende o “produto modelo” para o mercado de moda.

Bruno Dayan

Já no fotojornalismo de moda o documental o mais importante. Moda de rua, bastidores de desfiles, celebridades na primeira fila, desconhecidos estilosos e o desfile em si são enquadrados neste tipo de foto.

Betty Sze

Por último temos a foto de beleza, muito parecida com a fotografia comercial no que tange a cenários e conceitos menos complexos. Nela  o importante é o cabelo, a maquiagem ou o produto para o corpo.  Nesse caso, a qualidade da pele, ou do cabelo, da modelo contam mais do que sua atitude. É o tipo de foto mais comum em capas de revista e na indústria cosmética.

Joanna Kustra

É isso aí, espero que tenham gostado.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

13 Responses to “Fotografia de Moda”


  1. 1 Lilian Silveira 24/05/2010 às 21:58

    Hum! que barato! não sabia dessa subdivisão… Vc é mesmo meu herói! rsrsr
    Obrigada, Leandro por nos ajudar.
    Grande abraço!

  2. 2 Diogo Cruz 24/05/2010 às 23:39

    Adorei conhecer todas essas subdivisões.
    Adoro fotografia de moda.
    Abraço.

  3. 3 Darlinton Ferreira 25/05/2010 às 4:43

    Hmmmmm…

    Muito bacana o post.

    Legal saber como essas coisas se subdividem. ;D

  4. 4 Huaíne Nunes 26/05/2010 às 10:36

    Formei em moda e nao sei nada disso. Triste!

  5. 5 robertasampaio1 03/06/2010 às 21:28

    Adoro fotografia de moda,sério,paixão.Fico olhando,olhando.E entender melhor o por trás,como se passa a criação delas torna tudo ainda mais interessante.. =D

  6. 6 Jozé de Abreu 06/12/2010 às 7:24

    Muito legal. Quem não é do ramo pensa que é tudo uma coisa só.

  7. 7 Heider Torres 18/12/2010 às 20:15

    Cara, ontem eu estava pesquisando sobre isso na internet e nem sabia que estas informações estavam tão perto. rsrs

    Mais fácil de entender impossível!

    Obrigado mano!

  8. 8 Fernando Lopes 09/11/2011 às 11:37

    Ola! Tô admirado com seu talento. Ha pouco meses decidir me entragar a este mundo facinante da fotografia e espero me tornar um fotógrafo igual a vc, me dê umas dicas. obrigado

  9. 9 Léia Marisa Braz Anselmo 02/10/2013 às 13:54

    Faz pouco tempo que mim apaixonei pela fotografia e foi legal saber das áreas , adorei saber mas dá moda comercial gostaria de seguir e ouvir mas dela… Obrigada🙂 pela informação.

  10. 10 Geovana Chiarati 21/02/2014 às 11:54

    Gostei muito da sua visão os sites que entrei eram muito complicados de se entender…bom sou nova e decidi que é isso que quero fazer pelo resto da minha vida…


  1. 1 Como se tornar um fotógrafo de moda « DO FOTÓGRAFO Trackback em 07/12/2010 às 2:30
  2. 2 Como fotografar uma campanha publicitária « DO FOTÓGRAFO Trackback em 05/05/2012 às 15:00
  3. 3 Como fotografar uma campanha publicitária ‹ Leandro Neves Trackback em 08/05/2012 às 14:52

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas