Qual câmera comprar?

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Uma pergunta tão comum, mas tão difícil se ser respondida. Não por falta de informação, mas sim pelo excesso dela. Hoje as fabricantes de câmeras fotográficas lançam novos modelos a cada ano com mais e mais firulas que, para mim, não servem para quase nada. Os fóruns, sites, comunidades e grupos no flickr estão lotados de discussões tecnicistas sobre os “avanços tecnológicos” desses produtos e  quando o fotógrafo iniciante vai atrás de informação para realizar sua compra, acaba mais se confundindo do que encontrando algo que o ajude a fazer um boa aquisição.

A pergunta que mais escuto de amigos, parentes e desconhecidos é: Qual câmera comprar?

No meu orkut e e-mail do blog recebo diariamente os seguintes tipos de perguntas:

cara tem como vc me dar um conselho?vou investir em uma maquina profissa!q seja bem legal, mas naum mt cara…o q vc sugere, levando em consideraçao q tbm kero comprar flash e objetiva?vlw..abrazz

Quanto eu gasto pra comprar uma câmera simples e um jogo de lentes  para fotografar?

Pois é, já faz muito tempo que estou com vontade de fotografar! Mas eu vinha adiando, adiando e adiando. Me decidi que quero aprender mais sobre o assunto, me especializar o suficiente pra espalhar essa arte que chamam de “Fotografia”. O problema é que não sei de nada! No momento o mais importante é eu saber – pelo menos eu acho – qual câmera comprar, qual vai ser a minha primeira câmera… entende?

Oi, querido Leandro!

Muito bom te encontrar novamente..por enquanto não tenho flickr, mas tenho dúvidas! Hehe. Como havia dito, estou fazendo um curso de fotografia, mas estou no mód.1, e estou aprendendo a lidar com a analógica, e todo o processo de revelação, etc. Até mesmo Pin hole e light painting aprendi um pouco. (E gostei muito, por sinal!). Eu resolvi fazer o curso, pois fotografia sempre me interessou muito, confesso que até mesmo foto jornalística me atrai, assim como fotografia de moda, paisagem, etc. Só que não tenho nenhuma máquina! Somente uma compacta bem simples. E quero muito comprar uma digital profissional ou semi-profi, enfim, uma que me ajude a tirar lindas fotos, algo assim, no nível como as suas (um dia espero chegar lá! hehe).

Enfim, preciso de uma ajudinha profissional, se tens conhecimento de alguma máquina boa e barata! (pois como trabalho com moda, sabe como é, no momento não estou pronta para gastar muito).

Como escrevi anteriormente, esta é uma dúvida super normal e todo mundo, iniciante ou não, tem dificuldade para escolher sua câmera. Às vezes até mesmo depois de já experiente na fotografia essa dúvida irá persistir.

Escrevo esse post para ajudar o fotógrafo iniciante a escolher sua câmera DSLR, mas talvez eu não tenha sucesso nisso, pois a única coisa que penso quando me perguntam que câmera comprar é: TANTO FAZ!!!

É isso o que eu penso hoje, mas caso você busque informações mais detalhadas o fotógrafo Marino escreveu um artigo, na Comunidade do orkut Câmeras DSLR, muito bacana sobre qual câmera comprar. Lá ele detalha as principais câmeras fotográficas e preços. O artigo é um pouco “antigo” e muitas dessas câmeras não estão mais à venda, mas pela sua excelência merece ser lido e relido.

Voltando ao meu ponto de vista, depois de ter adquirido um pouco de experiência com fotografia, aprendi que para se fazer boas fotos a câmera não é o fator mais importante. As objetivas(lentes) e a iluminação(natural ou não) causam mais impacto na foto do que uma câmera do modelo X ou Y. Claro que não estou excluindo totalmente o papel da câmera no processo fotográfico.

Nesse post eu resolvi, ao invés de destrinchar modelos de câmeras, falar sobre o que eu faria hoje se fosse comprar uma câmera nova. O Marino, com esse artigo excelente, faz com eu não queria reeinventar a roda e  vou me ater somente as minhas experiências pessoais na escolha de uma DSLR.

Caso eu perdesse hoje todos os meu equipamento fotográficos, compraria a câmera mais simples. Para ser mais exato eu compraria a câmera Canon mais simples. Qual o motivo de eu escolher Canon e não Nikon? Ergonomia! Gosto mais da “pegada” da Canon, só isso. Aliás, odeio essa briga sectária entre fotógrafos usuários de Canon e Nikon. Isso me cansa demais!!!

Voltando a questão da câmera, em São Paulo eu fotografo com Canon, mas quando vou fotografar no Rio de Janeiro eu uso uma Nikon de um amigo e não vejo difererença alguma em questão de qualidade de imagem. Dessa forma, eu compraria uma Canon mais simples à venda e investiria em uma lente 28-135mm e em um flash. Só com isso eu faria as mesmas fotos que faço hoje.

O site http://snapsort.com faz comparativos entre diversos tipos de câmeras e isso pode dar uma ajuda para quem quer escolher sua primeira DSLR.

Dicas rápida de compra:

Com pouca grana: compre uma Nikon D60 usada ou uma Canon Rebel Xsi usada.

Com alguma grana: Compre uma Nikon D5000 ou uma Canon Rebel T2i

Com uma boa grana: Compre uma Nikon D300 ou uma Canon 7D.

Com muita grana: Compre uma Nikon D700 ou um Canon 5D Mark II.

Com muita, mas muita grana: Compre uma passagem para o inferno e fique por lá!

Eu sei que para muita gente arcar com o valor de uma câmera fotográfica  é muito complicado. Quando comecei na fotografia beirava o impossível. Lembro até hoje da noite que encontrei no ônibus  uma ex-namorada, da minha adolescência, que fazia faculdade de fotografia e naquele momento perguntei para ela o preço de uma câmera e a única coisa que ficou na minha  cabeça depois da resposta foi: Tô fudido.

Eu era estagiário e a câmera mais simples custava uns três meses de esmola salário. Comprei uma Sony Cybershot para começar, depois de algum tempo tentando de diversas formas conseguir uma DSLR surgiu a oportunidade de trocar um notebook em uma câmera Canon Rebel Xti que estava com defeito, topei na hora. Usei essa câmera para aprender fotografia de verdade e logo depois a vendi, juntei mais um mês de salário e comprei uma Nikon D60 que exatamente um mês antes eu tinha visto na loja e falado para mim mesmo: vou comprar essa câmera. Usei ela durante uns três ou quatro meses, comprei flash(um mês de salário foi embora nisso) entre outras coisas e logo depois pensei: vou comprar uma câmera equipamentos de iluminação. Vendi tudo o que tinha, juntei mais dinheiro e comprei boa parte dos equipamento que tenho hoje. Continuo comprando equipamento de “grão em grão” e ficando um bom tempo sem dinheiro, pois acabo investindo toda a grana que tenho nessas coisas. Mas hoje tudo flui bem mais fácil.

Em janeiro de 2009 eu achava impossível ter uma câmera DSLR e hoje, depois de muita luta, eu tenho tudo o que sempre quis ter. Daqui para frente é só upgrade. Tudo é um questão de escolha e para cada escolha há uma renúncia.

Ah, antes que me esqueça eu escolhi minha câmera atual da seguinte forma: Li inúmeros reviews, fiz perguntas para amigos, testei as câmeras deles e cheguei em dois modelos Canon 50D ou Nikon D90, ambas com grip. Fui em uma loja, coloquei as duas lado a lado escolhi a Canon 50D somente por ela “encaixar” melhor na minha mão.

É isso aí, Uni, duni, tê, salamê, minguê também resolve.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

18 Responses to “Qual câmera comprar?”


  1. 1 Mariana Milanezi 24/05/2010 às 9:10

    Adorei o artigo. Acho que muitos se prendem na “super câmera” e acabam deixando passar o tempo e não fotografam com o que tem no momento. Eu comprei a mais simples que tinha nos xing lings da paulista. Tinha o dinheiro contado na mão,e quase que nem o filtro UV consigo comprar. No primeiro mês de uso, queria jogar pela janela e pegar minha compactazinha de volta. Incrível como as fotos ficavam piores que as da sony de 5.0 Megapixels. Claro! Eu não sabia usar, e não tinha segurança no que estava fazendo. Mesmo tendo comprado ela depois de ler sobre o assunto por 2 anos, e ter estudado fotografia na faculdade. Agora, talvez pq eu nunca tenha experimentado outra, ou mesmo pq não sinta necessidade, estou super satisfeita com ela. Mas começando a ficar insatisfeita com a lente, pq já consigo perceber a diferença de nitidez da lente do kit e a da 50mm. Mas só! Também não faço fotografo profissionalmente, e se perguntarem do que eu preciso, bem na real não preciso de mais nada. Mas lógico que quero um flash, tripé, uma mochila com vários compartimentos, algumas lentes, dinheiro para viajar o mundo e fotografar tudo… Mas enquanto isso me divirto e aprendo com a 450d-zinha do meu coração!

  2. 2 Huaíne Nunes 24/05/2010 às 10:08

    Excelente artigo, Leandro.

    Achei até engraçado ler toda a sua tragetória, porque eu lembro que praticamente “participei” dessa sua evolução. Tenho até hoje o rebatedor para SB600 que voce me passou o molde.

    Acho que o primeiro passo para a maioria dos fotógrafos tem que ser o mesmo: MUITA força de vontade. Realmente esse início não é fácil.

    Quando decidi comprar minha primeira câmera, a primeira que me veio à cabeça foi a Canon XTi, naquela época eu nao sabia praticamente. Nunca tive câmera digital compacta, passei do filme direto para as DSLR.

    Optei por Nikon por um motivo que nem foi meu: pai e avô nikonzeiros. Poderia usar as lentes antigas, o que era uma maravilha, mas na prática nem aconteceu.

    No início de 2008 comecei a jornada, guardava 200 reais do meu salário todo mês. Em outubro de 2008 já tinha R$1.800,00 que foi o suficiente para comprar a D60.

    Nunca mais me desfiz dessa câmera. Em 2009 vieram as objetivas e flashes. Comprei a 55-200mm e o SB600. Depois aquela mochilinha linda que virou minha marca registrada.

    Eu ainda penso em fazer upgrade, é claro. Por enquanto o investimento (que nao deixa de ser upgrade) tem sido num bom computador.

    Acredito que mesmo que eu resolva comprar outro corpo de câmera nao vou me desfazer messsmo da D60, ainda que ela vire minha camera backup.

    Legal isso né, como nos apegamos aos equipamentos e atribuímos à eles sentimentos, como se tivessem sido nossos “professores”. Acho isso super bacana.

  3. 3 Lilian Silveira 24/05/2010 às 22:13

    Querido, sabe que leio tudo que escreve né? Vc me serve de inpiração pois, vejo que a dificuldade que vc teve é a mesma que tenho e o que mais admiro em vc é que apesar de ser fodaço no que faz é um cara super tranquilo e humilde e eu acho isso o máximo… Lendo este artigo só me surgiu uma duvidazinha, não conheço a Nikon D500. Leandro, será que vc comeu um zero? rsrsrsr
    Abraço grande pra vc!

  4. 4 Darlinton Ferreira 25/05/2010 às 5:27

    É, Lilian, acho que eles estava com fome mesmo. hehehe…

    – –

    A propósito, gostei do post, SEU TRAÍRA!!!!! hahahahaha…

  5. 5 Darlinton Ferreira 25/05/2010 às 5:28

    Errata: onde escrevi “eles”, devia ser “ele”.

  6. 6 Lilian Silveira 25/05/2010 às 11:32

    Darlinton,
    Será que o seu s em excesso foi pra compensar a falta do 0 do Leandro… Brincadeira…
    Abraço!

  7. 7 Ronaldo Giusti 25/05/2010 às 20:30

    Acho que concordo com quase tudo o que você disse, principalmente quando estamos falando da primeira câmera!

    Acabei entrando no mundo DSLR com uma Rebel Xti por causa das minhas compactas, que sempre foram Canon (uma a510 e uma a620). Também passei pela fase que a Mariana falou, de apanhar pra câmera até aprender a usar direito.

    Minha Rebel XTi supre as necessidades, mas confesso que invejo os ISOs mais altos das câmeras novas.

    Mas a prioridade devem ser objetivas!

    um abraço.

  8. 9 Nathália 30/05/2010 às 3:19

    To namorando uma T2i..

  9. 10 Cid 04/06/2010 às 20:24

    Achei muito pertinente o tópico. Algumas pessoas se preocupam muito com o equipamento e as vezes esquecem da técnica. Afinal de contas, é possivel fazer excelentes fotos com apenas uma latinha de Nescau.

  10. 11 Anônimo 09/08/2011 às 12:15

    SOCORROOOO!!!

    GENTE EU ESTOU FICANDO DOIDOOOO…RERERE…

    EU VOU VIAJAR ANO QUE VEM E QUERO LEVAR UMA CAMERA QUE ME DÊ OTIMAS FOTOS (AQUELE ASPECTO PROFISSIONAL DA COISA) COM UM OTIMO PREÇO…. QUAL CAMERA COMPRAR?

    • 12 VICTORHUGOJMR@HOTMAIL.COM 09/08/2011 às 12:16

      TESTE

    • 13 VICTORHUGOJMR@HOTMAIL.COM 09/08/2011 às 12:16

      SOCORROOOO!!!

      GENTE EU ESTOU FICANDO DOIDOOOO…RERERE…

      EU VOU VIAJAR ANO QUE VEM E QUERO LEVAR UMA CAMERA QUE ME DÊ OTIMAS FOTOS (AQUELE ASPECTO PROFISSIONAL DA COISA) COM UM OTIMO PREÇO…. QUAL CAMERA COMPRAR?

  11. 14 Camila Pilla 12/10/2011 às 14:25

    Muito bom post, informal com informação, parei aqui de procurar qual dsrl escolher e vou comprar minha d3100 mesmo (aprendi a mexer com nikon então vou continuar com ela), Valeu!

  12. 15 Rafael Bernardo 04/11/2011 às 12:27

    preciso muito de uma ajuda. estou à procura de uma câmera nova, mas só tenho cerca de R$700/800 pra gastar. E após muito namorar alguns modelos gostei da Nikon Coolpix L120, o que vocês acham? leve em consideração que não sou fotógrafo nem pretendo usar a câmera para fins profissionais, só gosto de ter registradas as memórias dos amigos e da família com um pouco mais de qualidade. o que acham da câmera?


  1. 1 Escolhendo sua câmera fotográfica. Parte I. « Huaíne Nunes – Fotografia Infantil Trackback em 31/05/2010 às 20:03
  2. 2 Escolhendo seu equipamento fotográfico. Parte I. : Huaíne Nunes Fotografia Infantil Trackback em 29/11/2010 às 21:01

Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas