Carta de Despedida

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Essa semana meu contrato de estágio, em uma grande empresa de tecnologia, chegou ao fim. Essa foi a minha última tentativa de “fazer algo que dê dinheiro para depois fazer algo que eu goste”. Já me despedi da faculdade, da minha família e agora eu me despeço do emprego formal, da equipe, da visão, missão e  valores da empresa. Agora minha visão, missão e valores só condizem com a visão, missão e valores de Leandro Neves. E só!

Aproveito para me despedir de todos os amigos interesseiros, bajuladores  e egoístas que só aparecem quando querem usar nossas drogas, bebidas, festas, comida, equipamentos e dinheiro. Espero que passem bem e bem longe de mim.

Me despeço das drogas, das bebidas e das festas que nunca terminam. Cocaína, vodka e fotógrafos bad boys só são glamourosos na tela do cinema. Na vida real precisamos de profissionais de verdade que nos entreguem um trabalho de qualidade e não só sirvam para serem ícones de uma cultura pop.

Despeço da fotografia brasileira atual, que fora algumas excessões, é feita de clichês  e de muito material ruim. Sempre digo que uma boa fotografia é feita pela simplicidade ou por ser muito trabalhada, mas hoje o que eu mais vejo é um meio termo. Fotografias cafonas que só reproduzem o mal gosto através de tutoriais decorados na internet. Sou privilegiado por conhecer pessoas que estão na contra-mão disso e estão produzindo coisas novas cheias de composição e conteúdo.

Minha fotografia é ruim. Um dia serei bom, mas ainda não sou. Hoje eu  prefiro olhar as pessoas simples, que  ainda não se vêem como fotógrafos e com suas Cybershots fazem retratos triviais, puros e até poéticos de seu dia-a-dia. Parei de olhar os fotógrafos brasileiros, poucos se salvam. Os bons acabaram saindo do país. Infelizmente, por questões técnicas ou de mercado, os gringos conseguem ser bem melhores do que nós.

Eu quero evoluir como fotógrafo. Quero produzir coisas novas, subir mais um degrau e pensar na fotografia mais como arte e meio de vida. Me apronfundarei na técnica somente para que ela me entregue o que eu busco em termos de composição fotográfica. Estou me ausentando para poder me dedicar aos estudos, ao blog,  aos clientes que pagam, aos trabalhos como voluntário, aos meus workshops, ao Inconsciente Coletivo e aos novos projetos.  Esse ano eu vou me aprofundar em tratamento de imagem, iluminação, composição, crítica, história da fotografia e da arte e para conseguir isso preciso me despedir de algumas coisas. Não há escolhas sem renúncias.

Esse blog é sobre os desafios do início da carreira. Pois bem, a carreira mais longa da minha vida eu finalizo aqui.

É isso aí, novamente eu sou salvo pela fotografia.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

23 Responses to “Carta de Despedida”


  1. 1 Lilian Silveira 12/06/2010 às 0:33

    Caraca, que poder é esse que você tem? Vc nasceu pra ser vc: LEANDRO NEVES… Bem-vindo!

  2. 2 Rodrigo Cordeiro 12/06/2010 às 0:45

    “Não há escolhas sem renúncias”

  3. 3 danielajorge 12/06/2010 às 0:46

    Sensacional!!! Muita sorte e muito sucesso!

  4. 4 Igor Vinagre 12/06/2010 às 1:00

    Infelizmente não sou bom com as palavras, mas vai um desabafo. Nos últimos dias tenho me visto com essa vontade de me “libertar” das coisas que me distanciam da fotografia. Estágio, faculdade, baladas, coisas irrelevantes e cada dia que passa recebo um sinal (vamos dizer assim) e hoje foi essa sua “Carta de Despedida”. Estou com projetos para o final do ano, assim que meu estágio acabar também. Acho que fui meio patético mas…

    Muito Obrigado e boa sorte.

  5. 5 Erika Neves 12/06/2010 às 1:00

    Boa sorte nessa jornada. Muita luz em seus caminhos!🙂

  6. 6 Cássia Oliveira 12/06/2010 às 1:02

    E que os seus olhos continuem se alargando sempre

  7. 7 Natalie 12/06/2010 às 1:59

    vc É poesia…

    Parabéns Leandro, poucos tem a coragem que vc tem!!!
    E muito obrigada por me inspirar a um dia ser corajosa o suficiente…

    Um grande beijo
    Natalie

  8. 8 Ygor 12/06/2010 às 10:57

    Keep going on!
    Confio no seu pontencial, Leandro, você fez a escolha certa.

  9. 9 robertasampaio1 12/06/2010 às 13:43

    Continue a nadar,continue a nadar…
    Já disse aqui o quanto acho que você arrasa,então,só desejo muita realização. =)

  10. 10 Pedro Waddington 12/06/2010 às 17:31

    Força nessa nova jornada!
    Tenha certeza que tem mais gente torcendo por vc do que vc imagina…
    Grande abraço e boa sorte

  11. 11 Fatinha Costa 12/06/2010 às 17:40

    Leandro,

    Conheço pouco, mas desde o primeiro olhar, percebi uma força enorme e agora ela se mostra sem pudor algum.

    Fico feliz e espero fazer parte da trupe que vai contribuir para que alcance os seus objetivos, até porque ainda quero aprender muito com o que vc sabe e ainda vai aprender.

    Sucesso já é estar consciente de tudo o que escreveu e traçou.

    Beijo e não deixe de manter contato: temos um WS para rolar, certo?!

    Fatinha

  12. 12 Pedro 13/06/2010 às 0:19

    Bonito, Leandro. Bem bonito.

  13. 13 Érica Catarina Pontes 14/06/2010 às 1:08

    Ja falei pelo twitter mas escrevo aqui tb q tem mais espaço!!! rs

    Tem uma frase que nos ultimos anos tenho usado muito!!! “Julgue seu sucesso pelo que você teve que desistir para conseguí-lo.”

    Certeza q vc vai longe !!!😉

  14. 14 Karen 14/06/2010 às 11:12

    Você é bom sim, e você pode ser melhor sim.
    Parabéns!

  15. 15 Ju 14/06/2010 às 13:44

    Cai de cabeçanos estudos de história da fotografia e da arte. Muito se aprende com os que passaram antes de nós por esse caminho da fotografia.
    Treine seu olhar para o que é diferente..
    estude a luz de todas as formas..busque, busque..sempre mais.

    Vc tem um talento incrivel, e os desafios da vida vem para nos fortalecer..tudo tem um objetivo..

    Muito boa sorte pra vc!

    bjkas!!

    Ju Herbster

  16. 16 Ju 14/06/2010 às 13:45

    ops.. Caia de cabeça nos**

  17. 17 Marcelo Carrera 15/06/2010 às 0:21

    Leandro, como diz o Gil naquela música… “mistério sempre há de pintar por ai” coragem, as coisas estão mudando sempre, se transformando.. e eu não consigo ver destino, alinhamento de astros nem nada,.. só consigo ver DARWINISMO, temos sempre 3 opções darwinistas… MORRER, MIGRAR OU SE ADAPTAR.. e como diz o darwinismo… não é o mais forte nem o mais inteligente que vai se dar bem,,, e SIM AQUELE QUE SE ADAPTA MELHOR.

    Você está migrando, não importa se vc é melhor, maior mais criativo, tecnicamente superior.. e sim de que maneira vai se adaptar nesse novo enviroment…

    Adaptação,,, flexibilidade,,, entender que é isso que nos mantem vivos…

    Mas tambem é o mesmo darwinismo que diz que as vezes um urso nasce branco
    e dessa maneira consegue se disfarçar na neve e justamente essa diferença o
    torna especial e concede a ele um diferencial adaptativo superior.

    ser diferente, ter a diferença que o mercado desesja, que os clientes desejam.. isso fará toda a diferença.

    Te desejo, sorte, coragem e muita disposição para trabalhar.. porque dinheiro só vem antes do trabalho no dicionário…

    estamos juntos.. conte comigo.. seu brother.. Marcelo Carrera

  18. 18 Aline 15/06/2010 às 12:28

    É isso aí Léo, desejo muita sorte sempre e que você nunca se perca de si,tua essência é o que importa e ela é linda.Não sei se um dia poderei lhe ser útil,mas se precisar de alguma coisa,conta comigo.Não há mérito se não houver escolhas.
    Beijão

  19. 19 jessica 16/06/2010 às 11:50

    Ahh…Não diga adeus…vc tem um potencial enorme, obstáculos sempre teremos mas perseverar é o jeito…faça o que te deixa feliz e Boa Sorte!!!

  20. 20 Dayne Dantas (@Dayne_Dantas) 30/12/2012 às 23:05

    Se vc não é bom, eu não sei mais quem é.
    Outra coisa, Cocaína, é sério?


  1. 1 Tweets that mention Carta de Despedida « DO FOTÓGRAFO -- Topsy.com Trackback em 12/06/2010 às 2:33
  2. 2 Devaneios DO FOTÓGRAFO: Blog parado « DO FOTÓGRAFO Trackback em 02/08/2010 às 20:40
  3. 3 Sobre mudanças e partidas « DO FOTÓGRAFO Trackback em 29/07/2012 às 13:25

Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas