Como se tornar um fotógrafo de moda

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Depois do filme Blow Up do Antonioni, o fotógrafo de moda “alcançou” um status que é mantido até hoje. Carros, dinheiro, mulheres, festas e álcool é a imagem muitas vezes associada a esse tipo de fotógrafo. Verdade ou não, o fato é que para ser fotógrafo de moda é necessário muito mais do que conhecimento em fotografia, retoque de imagens, moda, maquiagem, etc.

Aliás, o título desse post, “Como se tornar um fotógrafo de moda”, é muito pretensioso e arrogante. Não se ensina ninguém a se tornar um fotógrafo de moda através de um post e nem detemos a verdade para poder assumir isso.

Assim como não é possível ensinar como desenhar uma coruja em dois passos, eu não posso dizer:

  1. Compre uma câmera.
  2. Seja um fotógrafo de moda

Aliás, eu nem sou fotógrafo de moda.  Sou um fotógrafo iniciante que está trilhando seu caminho para esse lado. Firula, mas é a verdade.

Estou escrevendo esse texto, pois recebi um e-mail bem bacana essa semana que é o seguinte:

“Olá pesquisando na Internet cheguei até você.

Creio que as perguntas sejam as mesmas de sempre mas, tenho que lhe perguntar.

Quero muito fazer Fotografia prestei o vestibular, e agora tenho poucos dias para decidir se faço ou não fotografia

Como está o mercado em relação à fotografia, eu fazendo fotografia existem campos de trabalho para essa profissão agências de modas, revistas etc.

quero muito fazer fotografia publicitaria, moda no meu caso …

Resumindo ..da pra se ganhar dinheiro fazendo FOTOGRAFIA .terei campo de trabalho pra isso ou fazendo serei só mais um amador tentando a sorte como fotografo…

agradeço deis de já aguardo um retorno”

Como falei, não se ensina alguém a ser fotógrafo em 2 ou 10 passos. Entretanto, vou, pela minha própria experiência, tentar dar um norte para quem está tentando entrar nessa área.

Primeiramente eu aconselho a ler meu outro artigo: Fotografia de moda, onde eu explico como o mercado de moda está dividido. Entender essas diferenças é importante para podermos separar mercados e analisar cada um separadamente. O ideal seria buscar números concretos, fazer pesquisas e montar um Plano de Negócios, mas mesmo assim, de forma superficial, dá para se ter uma idéia de mercado e dos campos de trabalho. Imagine a seguinte situação: estúdios que cobram R$700,00 a diária e estão sempre cheios, câmeras que custam R$10.000,00 somente o corpo, objetivas a R$3.500,00 ou R$9.000,00, computadores que não saem por menos de R$5.000,00, entre outras coisas são hoje equipamentos de boa parte dos meus amigos que são fotógrafos de “médio porte”. O que quero dizer com isso é que, se estão conseguindo comprar esse tipo de equipamento é porque estão ganhando dinheiro com fotografia. É uma análise rasa, mas dá para fazermos um panorama de como anda o mercado. Além disso, é só olharmos como toda hora surge um site de comportamento, agência de modelos, revistas de moda, marcas que precisam fazer seus catálogos, entre outras empreendimentos que demandam fotografia de moda.

Depois disso leia o seguinte livro: Fashion Photography – A Complete Guide to the Tools and Techniques of the Trade By Bruce Smith. Com ele é possível ter uma visão geral de todo o processo para se realizar uma fotografia de moda.  A partir desse momento caberá a você analisar qual o caminho a seguir, se fará uma faculdade de fotografia, se optará por ser assistente de um fotógrafo ou se vai fazer workshops com outros fotógrafos.

Basicamente um fotógrafo de moda poderá trabalhar das seguintes maneiras:

  • Fotografando editoriais de moda.
  • Fotografando catálogos de roupas.
  • Fotografando modelos e/ou atores para as agências.
  • Fotografando para bancos de imagens.
  • Fotografando para agências de notícias.
  • Fotografando beleza.
  • Fotografando retratos.
  • Foto para publicidade.
  • Prestando consultoria.
  • Ministrando cursos e workshops.

Antes de começar a fotografar nessas áreas ou prestar serviços, é necessário montar seu portfólio. Como fazer isso na prática.

  1. Busque referências de fotografia de moda. Um site bom é o http://fashiongonerogue.com e o http://thefashionisto.com
  2. Defina a foto que quer fazer. Comece a costruir seu portfólio com fotos “simples”. Exemplo:

    Heidi Mount by Hedi Slimane

  3. Depois da foto ser pensada, analise o que precisa para executá-la: fundo da foto, luz, roupa, maquiador, modelo, direção, etc.
  4. Para conseguir modelo, busque parcerias nas agências de modelos. Esse contato deve ser feito com o booker que é a pessoa que cuida das modelos.
  5. Para conseguir maquiador e cabelereiro, procure no orkut e nas escolas de beleza.
  6. Quem cuida da roupa é o produtor de moda ou stylist. No caso do fotógrafo iniciante pode ser um aluno de moda ou ele mesmo.
  7. Todos esse profissionais precisam de material fotográfico e essa será a moeda de troca. Portanto prepare um material com qualidade.
  8. Produza entre 20 e 25 fotos divididas em beleza, editorial, comercial, etc.
  9. Imprima esse material em um portfolio físico de tamanho médio, cerca de 25cm em um dos lados. Foto impressa sempre é melhor que foto no computador.
  10. Monte seu site e seu cartão de visitas.

Com esse material pronto é hora de “bater porta”. Procure pelos diretores de arte ou de fotografia, são eles que costumam contratar os fotógrafos para as pautas. Para marcas de roupa, quem contrata geralmente é o estilista ou o departamento de marketing. Procure por publicações e marcas pequenas para começar.

Para fotógrafo “nível médio”, geralmente ganha-se:

  • Por pauta: R$300 a R$400,00
  • Cobrir Fashion Weeks: R$2.000,00 a R$5.000,00
  • Book de modelo: R$400,00 a R$600,00
  • Lookbook: R$3.000,00 a R$6.000,00
  • Editorial de moda para revista: R$0,00 a ajuda de custo.

Sobre mim, de junho de 2009 a junho de 2010 eu decidi trabalhar em uma empresa de tecnologia, juntar dinheiro para comprar equipamento fotográfico e estudar fotografia e iluminação. Depois de ter trabalhado como assistente de um fotógrafo de moda eu resolvi que seguiria meu caminho sozinho e que durante um ano só pegaria trabalhos pequenos, daria workshops, palestras e me aprofundaria em tratamento de imagem, história da arte e da fotografia. Pretendo seguir esse ritmo até junho de 2011 antes ir atrás dos grandes jobs.  Todos os trabalhos que fiz até agora foram indicação de outras pessoas e cobrei muito barato por todos eles. Eu prefiro durante um mês fazer 20 pequenos trabalhos de R$300,00 do que cobrar R$1.500,00 por job e só fazer 2 a cada 30 dias. É uma estratégia minha que me atende muito bem nesse momento. Cabe cada um fazer a sua.

Esse texto não contém nenhuma verdade absoluta e mesmo que fosse um tese de mestrado, ainda seria só um guia simples do que é estar no mercado e ser um fotógrafo de moda de sucesso. O que tem acontecido comigo e que vejo na prática é, é que mais do que talento, é necessário ter amigos e saber caminhar por entre as pessoas. A maioria dos trabalhos são conseguidos assim: por indicação.

Para finalizar esse post, eu gostaria de deixar a dica do livro, que para mim, é o mais importante. Que deveria ser cabeceira de todo o fotógrafo. Aliás, eu acho que a gente deveria aprender sobre ele antes de aprendermos sobre iluminação.

Administração de Marketing – Philip Kotler

Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing

É isso aí, um dia a gente vira o Helmut Newton !

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

 

 

27 Responses to “Como se tornar um fotógrafo de moda”


  1. 1 Izzy Massei 07/12/2010 às 8:45

    Ótimo post !!
    E o exemplo de como desenhar uma coruja, foi perfeito! rsrsrs

  2. 2 Johnny de Souza 07/12/2010 às 11:44

    Ótimo post, você sempre dando dicas importantes pra quem está começando… Espero poder fazer um workshop de iluminação com você!
    Abraço e boa sorte para todos nós!hehehe

  3. 4 André Americo 08/12/2010 às 0:36

    Execelente

    Também estou começando, meu nicho é fotojornalismo. Tive sorte de arrumar emprego em um jornal.

    Me interesso muito por fotografia de moda também, é um caminho que pretendo seguir mais pra frente

    Espero contar com a sua ajuda,precisando de alguma coisa é só falar tb

    • 5 Leandro Neves 08/12/2010 às 2:41

      Olá André,

      Vou precisar da sua ajuda sim. Depois vou lhe pedir para escrever sobre como é ser um fotojornalista.

      Obrigado pela visita e grande abraço,

      Leandro.

  4. 6 Epitácio Andrade 08/12/2010 às 9:11

    Como se tornar um fotógrafo de moda”

    Muito obrigado Leandro Neves pelas dicas, pela indicação desse livro, realmente eo que eu pretendo fazer “moda” e serão de boa ultilidade esse artigo…

    Valeu

  5. 7 Cássia Oliveira 15/12/2010 às 9:31

    Ah, Leandro, você é um maroto.

    Adorei o post. Obrigada pela iniciativa e compartilhamento.

    Admiro-o muito, mesmo não o conhecendo.

    Abraços!

    ps: ainda espero marcarmos uma data para o workshop!

  6. 9 brubi 15/12/2010 às 15:41

    Muito bom o Post, eu adoro a fotografia, porém estou iniciando agora, talvez eu dia eu chegue la…

  7. 10 Bueno 17/12/2010 às 15:14

    Excelente post.

    Sobre o e-mail que te enviaram…
    Não sei se é válido fazer faculdade de fotografia.
    Apesar de que agora para atuar como fotógrafo a pessoa vai ter que ter diploma.

    Eu fiz faculdade de desenho industrial (design gráfico) e acho que foi mt melhor do que ter feito fotografia. Tive várias aulas de historia da arte, desenho, aprendi e vi muitas coisas que uso como referência.

    A faculdade pode ser o começo de tudo. Ali você vai conhecendo várias pessoas que vão atuar em diferentes áreas. Da galera que se formou comigo, muitos hoje em dia são diretores de arte, ilustradores, designers…. e eu sai fotógrafo.

    Até hoje trabalho com muitos deles. Fazendo a faculdade de fotografia meio que todos os seus amigos são “concorrentes” ao mesmo tempo.

    Fotografo desde os 14 anos. Aprendi tudo praticamente sozinho, não que essa seja a melhor maneira, muito menos a mais rápida. Mas acredito que fotografia é prática. Fazer asssitência com freela tbm é uma boa opção. Você aprende muita coisa e ao mesmo tempo fica livre para produzir seu portfolio.

    Resumindo, acho que você não precisa de uma faculdade para aprender a controlar a câmera, a luz, dirigir uma modelo….
    lógico que a faculdade será muito mais abrangente que isso. Mas acho que se aprende muito mais na prática, lendo bons livros…

  8. 11 Jozé de Abreu 26/12/2010 às 19:27

    Simples, direto, sincero. Muito bom.

  9. 12 Luciane 28/12/2010 às 0:54

    Olá! Muito bom! Gostei das suas palavras.
    Venho acompanhando recentemente seu blog, e gosto muito.
    Eu gosto de fotografia, só não tenho nenhuma máquina de fotógrafo, mas pretendo comprar.
    Costumo visitar blogs de fotógrafos. Eu sou poetisa, e vejo uma linda relação entre fotografia e poesia.

    Abraços,
    Olhar acreano

  10. 13 Mauro Figueiredo 06/01/2011 às 10:25

    Mais um post ótimo, pra variar.
    Valeu pela dica do livro de marketing!

  11. 14 Ricardo Silva 22/06/2011 às 3:15

    Obrigado Leandro pela motivação dos seus textos. Como fotografo iniciante sinto-me como o jovem que busca seu primeiro emprego sem nenhuma experiência, fica ansioso, nervoso, inseguro e preocupado muitas vezes com detalhes que não merecem muita atenção naquele momento…mas depois do primeiro passo, da primeira barreira tudo parece ficar mais fácil!…nesse momento começa a doce batalha, quando se faz o que gosta!

  12. 15 Clauspin 26/09/2011 às 18:23

    Olá Leandro. Estive o ano passado aí em Sampa estudando fotografia de moda e aproveitando para ir aos eventos de fotografia também. Por coincidencia gosto muito da Livraria Cultura e comprei o livro do Bruce Smith que voce cita em outro post. Suas colocações no blog tem sido muito boas, de um fotografo com pés no chão,pesquisador e com um visão profissional muito boa. Continue assim. Um abraço.

  13. 16 Rodrigo Schmidt 03/02/2012 às 19:25

    Não conhecia o blog e tive uma excelente surpresa achei os posts muito bons , dimanicos e honestos. Tabalho como fotografo profissional a 5 anos e já passei por todos os estagios e agora busco um lugar ao sol no olimpo da fotografia de moda.
    Parabéns pelo Blog
    Abraxx

  14. 17 João Ricardo 26/02/2012 às 0:21

    Minha professora de Roteiro indicou/obrigou esse livro pra gente, muito bom mesmo! Também gostei muito do seu blog, tô amando pra falar a verdade, pretendo ser um fotógrafo de moda (:

  15. 18 Anônimo 24/03/2012 às 22:13

    Gostei muito… boas e importantes informações para quem quer seguir esta carreira. Amo fotografia, estou estudando e a área da moda me cativa bastante. Valeu pelas dicas…

  16. 19 carloshs181@hotmail.com 12/04/2012 às 5:11

    Valeu,estava defazado nos preços!Thanks!

  17. 20 Ana Cristina Prado 16/08/2012 às 21:14

    Olá minha dúvida é qto um maquiador cobra pra fazer um job com 4 modelos só uma noção de preços.

  18. 21 Lulu perrony 06/12/2012 às 15:13

    Valeu pela as dicas!
    Eu amo fotografias,me encanta muito esse meio…mas ainda estou muito confusa com o que realmente eu quero.

  19. 22 jessica 20/02/2013 às 11:30

    olá me ajudou muito tenho 13 anos e pretendo ser fotografa de moda
    obrigado

  20. 23 Breno Fox 22/11/2013 às 23:22

    uau ótimo post, bem ainda ganhei algumas duvidas quanto a workshop e ao inicio da carreira, duvidas a iniciação da profissão mas queria umas dicas sobre contatos nessa área. abraço ai🙂

  21. 24 Anônimo 29/01/2014 às 3:37

    Parabéns pelo Blog
    Abraxx


  1. 1 Tweets that mention Como se tornar um fotógrafo de moda « DO FOTÓGRAFO -- Topsy.com Trackback em 07/12/2010 às 9:37
  2. 2 Como se tornar um fotógrafo de moda | Foto Link Trackback em 15/12/2010 às 14:41
  3. 3 website Trackback em 15/08/2016 às 22:28

Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas