Como criar uma foto de moda


[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Leia também:

Fotografia de moda

Como se tornar um fotógrafo de moda

Livros: Fashion Photography – A Complete Guide to the Tools and Techniques of the Trade

Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos. (Ansel Adams)

Uma foto não surge do nada. Ela é fruto de pesquisa, de referências pessoais e até de erros que não esperávamos que aconteceriam.

Sempre acreditei mais na transpiração do que na inspiração e para fazer minhas fotos estou seguindo o mesmo princípio. Resolvi compartilhar o processo de criação de uma foto que fiz recentemente.

Hoje estou buscando minhas referências em outras áreas não ligadas diretamente à fotografia, mas ainda olho diariamente o trabalho dos fotógrafos de moda do mundo inteiro.  Dentre os sites que visito para olha fotografia de moda, os meus preferidos são:

http://fashiongonerogue.com/

http://thefashionisto.com/

http://calikartel.com/

http://fashioneditorials.com/

http://papermode.trendland.net/

http://houseofeditorial.com/

Toda vez que eu vejo uma imagem que me agrada eu a copio para uma pasta no meu HD externo chamada referências. Tenho pastas divididas por fotógrafos, por coleções, editoriais e temas como beleza, nudez, comercial, tratamento, etc.

Quando sou contratado para um trabalho ou quando vou fazer fotos para o meu portfolio é criado antes de tudo um briefing, um guia de como será a foto e o trabalho durante o dia. Rascunho tudo o que irei fazer e fotografar e toda a minha equipe estará ciente da foto que busco atingir.

Em termos práticos, junto com o editor da revista, produtor de moda ou com o cliente eu imagino que tipo de foto irei fazer e então começo a separar as referências que irão nortear meu dia. Com tudo isso pronto começa a divisão do trabalho e eu mostro para todos essas fotos que separei de referência.

A primeira parte é mostrar para o maquiador/cabelereiro como será o make e o cabelo. Nesse caso a idéia era ter um make bem leve e o cabelo seria liso e um pouco bagunçado.

Para a modelo eu mostro como será a vibe das fotos, poses, iluminação, etc. Para essa foto eu queria um olhar mais lânguido, cabelo em movimento, um pouco de nudez.

Separo também aonde eu quero chegar no tratamento. Meu objetivo era fazer um imagem com repetições e sobreposições.

Depois de separar todas essas referências, rascunhar e juntar toda a equipe eu cheguei nessa foto. Exatamente a vibe, pose, ângulo e tratamento que eu queria atingir

A fotografia de moda precisa despertar o desejo, contar uma história, mostrar um conceito ou vender uma idéia. Um editorial de moda deve conter fotos com uma conexão entre si. Essa conexão pode ser um tipo de maquiagem, textura, cor, atitude, roupa, etc.

Eu espero que esse post possa mostrar para o fotógrafo iniciante que nada vem do acaso e que estamos buscando inspiração em tudo, seja no cinema, na literatura, na rua, nos livros e ou amor.

Foto e Tratamento: Leandro Neves
Modelo: Ana Carla Vanini
Styling: Gabriel Alves
Beauty: Roger Chips
Acessórios: Júlio Archanjo

É isso aí, um dia a gente fotografa para a Vogue!

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

9 Responses to “Como criar uma foto de moda”


  1. 2 Henry Fróes 12/06/2011 às 17:58

    Excelente post … pensar o que se quer fazer facilita o trabalho de todos.
    Parabéns!

  2. 4 jose Maurilo c pereira 17/08/2012 às 12:40

    GOSTEI DO SEU TRABALHO. E POSSO LHE GARANTIR Q APRENDI MUITO OLHANDO SUAS FOTOS E LENDO SEUS COMENTARIOS.

  3. 5 Marco 06/10/2012 às 14:01

    Um excelente post, muito obrigado, aprendo imenso lendo o teu blog Leandro, muito útil como já referido…Continua com o excelente trabalho, abraço

  4. 6 breno 15/10/2012 às 16:51

    excelente esse post, as imagens também estavam lindas gostei muito.

  5. 7 Karinny Matias 20/01/2015 às 13:40

    Adoro esse blog, tem me ajudado muito. Seu trabalho é incrível e eu sigo como referência. Abraço


  1. 1 Como fotografar uma campanha publicitária « DO FOTÓGRAFO Trackback em 05/05/2012 às 15:00
  2. 2 A melhor câmera é aquela que você tem! « DO FOTÓGRAFO Trackback em 31/07/2012 às 19:17

Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas