O upgrade de equipamento é realmente necessário?

[tweetmeme source=”dofotografo” only_single=false]

Leia também:

Como alugar um estúdio fotográfico

Fotógrafo para poder fazer upgrade de equipamento precisa fazer downgrade de vida social.

Tão difícil quanto comprar os primeiros equipamentos é fazer o upgrade desses equipamentos. Essa história de que o fotógrafo profissional tem de saber sempre o que comprar é balela. Se grandes empresas como Apple, Microsoft, Canon e Nikon erram nas suas estratégias de marketing, de aquisições, de vendas e financeiras,  por que com o fotógrafo iniciante seria diferente?

Estou em fase de upgrade de equipamento. Por necessidade de trabalho e por uma recente “fatalidade”: perdi uma parte dos meus equipamento enquanto fotografava no mar durante uma ressaca(do mar e não minha). Diversas questões surgiram, ações foram tomadas e eu resolvi compartilhar minha experiência.

O que sempre segui e sempre recomendei foi o seguinte: só compre equipamento quando o seu tipo de trabalho demandar determinado equipamento. Se o seu trabalho demanda determinado equipamento ele precisa trazer o retorno financeiro necessário para a compra desse equipamento. Entretando, a solução não é tão simples assim.

Quando se trabalha com fotografia e todo seu sustento financeiro vem disso, as principais questões relacionadas a upgrade são, ou deveriam ser, as seguintes:

  • Em quanto tempo o equipamento “se pagará”?
  • Qual é o impacto desse upgrade na qualidade das minhas fotos?
  • Qual é o impacto na melhoria de performance do meu trabalho?
  • Encontro assistência técnica e peças no Brasil ou com facilidade?
  • O equipamento é consistente no resultado que ele entrega?
  • O equipamento que vou comprar é de fácil revenda?
  • Essa compra me tornará mais competitivo?
  • Essa compra serve como uma estratégia de marketing?

Também não é fácil responder essas perguntas, pois muitas vezes elas não são mensuráveis.

De maneira prática, a primeira coisa que faço quando sinto a necessidade de ter um equipamento é olhar as opções de preço no mercado e fazer testes com equipamentos alugados ou de amigos meus.

Exemplo: Eu queria fazer o upgrade da minha câmera, li alguns reviews em sites de fotografia e depois peguei a câmera emprestada de um amigo para poder fazer testes comparativos com minha câmera atual que é uma Canon 50D. Fiz a foto usando um ColorChecker para poder ver saturação de cores, fidelidade, detalhes nas áreas de shadows, etc. Não vou entrar em questões técnicas demais, pois esse não é o meu perfil. A câmera que usei para comparar foi uma Nikon D700. Uma das fotos foi feita com a Canon 50D + Canon EF 28-135mm f/3.5-5.6 e a outra foi feita com a Nikon D700 + Nikon 85mm f/1.4 AF-D.  Clique na foto para aumentar a resolução dela.

Esse comparativo não é para aumentar a briga Canon x Nikon. Fotografo com as duas e já cheguei a conclusão que é trocar 06 por meia-dúzia. Esse foi um comparativo que fiz para saber o impacto de uma câmera Full Frame com objetiva prime perante uma câmera simples com “lente escura” na qualidade de uma foto.

As duas fotos foram feitas com luz de flash rebatido no teto e  a câmera em ISO 200 f/6,3 e em 85mm. Aumentei o sharpening da Canon em 0,9 no Radius e em ambas as fotos eu corrigi o balanço de branco. Não estou dizendo que é a MESMA foto, mas a diferença de preços nesses equipamentos beira os R$6.000,00. Motivo suficiente para eu repensar o upgrade perante esse resultado.

Outros testes que fiz foram com os Radio Flashs: PocketWizard Plus II Transceiver e o Cactus V5.

O radio flash é usado para disparar, remotamente, câmeras, flash de estúdio e flash speedlight. O PocketWizard Plus II Transceiver é o mais utilizado no mercado americano e europeu, enquanto o Cactus V5 é chinês e atualização do Cactus V4. Tenho usado o PocketWizard e o Cactus V5 por 04 meses e usei o V4 por mais de um ano. Nesse período de testes nenhum radio flash falhou uma vez sequer.  A principal diferença entre eles é o preço:  PocketWizard USD$169,00 na B&H enquanto o Cactus V5 sai por USD$34,95 na Gadget Infinity.

Fotografia é um mercado que só cresce e isso é ótimo, mas o que vejo é, antes de tudo, mais equipamentos desnecessários do que barateamento de preços e inovação tecnológica. Hoje, para o tipo de foto que faço, uma Canon Rebel XTi não fará fotos com menos qualidade do que uma 5D Mark II. Além disso quando necessito de equipamento ou estúdio eu faço a locação no Estúdio Box.

Se eu fosse roubado e tivesse de começar do zero eu compraria o seguinte equipamento:

  • Canon T2i
  • Lente Canon 50mm 1.8
  • Lente Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5
  • Macbook Pro 4GB RAM
  • Kit para Iluminação

Com esse set de equipamentos eu faria a mesma foto que eu faço hoje.

Entretanto, como já falei, nada é tão simples assim quando você precisa do equipamento profissionalmente e, além disso, o equipamento também é o brinquedo dessa grande criança chamada fotógrafo.

Resumo da minha vida hoje: O upgrade não vai ser de equipamento, vai ser de educação. Comprei inúmeros livros e DVDs e pretendo passar um bom tempo em retiro educacional devorando minhas novas aquisições.

É isso aí, dinheiro na mão é vendával, mas na mão de fotógrafo vira equipamento.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com


25 Responses to “O upgrade de equipamento é realmente necessário?”


  1. 1 Huaíne Nunes 17/06/2011 às 11:04

    Muito interessante, Le. Pensamos de modo muito parecido, tanto que permaneço usando minha Nikon D60 desde 2008 e só agora vi algumas necessidades de troca.
    No meu caso, fiz alguns casamentos como fotógrafo backup e notei que em ambiente de pouca luz, meu ISO1600 (maximo que minha camera atinge) tava uma vergonha se comparado ao do meu amigo, que usava uma 7D.

    Outro motivo para trocar, é que queria fazer uns videos de brincadeira hehehe. Por essa razao, optei por pegar a Nikon D7000 no fim do ano. Devo permanecer com as mesmas lentes, kit (no caso, trocar a 18-55, pela 18-105), 55-200 e 50mm. Nao preciso mais do que isso. Que fique claro, que para o MEU tipo de trabalho nao vejo necessidade. Depende da área de atuação de cada fotógrafo.

    E por ultimo, noto que os clientes que contratam fotógrafo por status (realidade por aqui), costumam dar importancia para o equipamento do cara. Nao que isso conte muito, mas parece que “quanto maior, melhor”. O que é uma grande bobagem, mas acontece.

    • 2 Ygor 17/06/2011 às 16:15

      “(…) quanto maior, melhor”.

      Nada que um Grip chinês não resolva hehehehe

      A qualidade da arte que você faz não é necessariamente proporcional ao preço do seu equipamento.

      O pior é que, enquanto o brasileiro cria uma briga entre Nikon x Canon, o povo lá fora escolhe se dessa vez vai comprar a H4D-40 ou a S2-P.

      Não adianta comprar uma Lamborghini se você mora numa rua sem asfalto.

    • 3 Daniel Marins 18/06/2011 às 1:30

      Esse negocio de tamanho de camera acontece muito quando o cliente nao conhece seu trabalho… Ai quer definir qualidade com o equipamento q vc usa… q nao tem nada a ver…

      E sobre o ISO porq vc nao compra uma lente mais clara(f/2.8 ou f/1.8 ou f/1.4)??

  2. 4 Leo Alves 17/06/2011 às 11:52

    Meu parceiro…vc é im POETA!!! Além de ser um Big Fotografo!

  3. 5 Danilo almeida 17/06/2011 às 17:05

    ótima perspectiva de pensamento.

    é filosofia fotográfica, rs. realmente temos que nos perguntar sempre o por que estamos fazendo (no caso gastando) aquilo.

    mais um ótimo post.

    abraço
    danilo almeida.

  4. 6 Daniel Marins 18/06/2011 às 1:23

    Cara concordo com vc! Ja vi muito fotografo ai querendo gastar tubos em equipamento, sendo q muitas das vezes uma Canon XS (camera q uso) faz tranquilamente! A XS é a primeira camera DSLR q comprei e continua comigo por mais de 1 ano! fiz pouco upgrade em lente! Preferi gastar dinheiro em iluminação e estudo da mesma! E nao me arrependo hehehe… to fazendo uma facul de fotografia aqui no RJ… nada melhor q fazer um upgrade de erudição hehehe …

    O q adianta o cara ta com equipamentos de ultima geração se nao sabe usar metade dos recursos q eles proporciona… ou como acontece muitas das vezes… o “fotógrafo” nao sabe nem como funciona/ajusta a luz… e acha q comprando uma camera grande e uma lente grande vai ser um profissional melhor \o…

    Otima dica, otimo post, otimo texto! Abração

  5. 7 LeoZaneti 18/06/2011 às 18:40

    Bem legal, é isso que eu penso também!
    Um tempo atrás escrevi um Post no meu blog falando um pouco sobre a troca de equipamento também:
    http://fotografetambem.com/2010/08/27/preciso-trocar-de-equipamento/

    abras!

  6. 8 Ricardo Silva 26/06/2011 às 2:12

    Queria compartilhar um link que fala sobre ilumimação http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAR5cAD/apostila-fotografia é um aquivo de 2006 mas me ajudou, espero que sirva para outras pessoas!

  7. 9 luizgdfernandes 13/07/2011 às 4:53

    Estou impressionado. Repensei em muita coisa a partir desse post! A partir de agora vou organizar minhas prioridades com muito mais carinho. Obrigado mesmo.

  8. 10 Thiago Siqueira (@ThiagoLovatini) 08/08/2011 às 13:04

    Também repensei muita coisa depois desse post, o interessante é que o meu caso é o seguinte, minha primeira câmera e atual câmera, rs, é uma Canon T2i, e eu estava pensando em fazer upgrade, mas por hora vou apenas adquirir uma Canon 50mm 1.8 =)

  9. 11 Pétala (@petala_) 11/10/2011 às 11:57

    Fiquei tão feliz em ler seu blog, sou uma aprendiz de fotografia ( talvez eternamente rs), estou na fase do 1° upgrade…
    O jeito que vc “fala” sobre foto devia ser regra entre os fotógrafos que “se acham” hehehe.
    abraço

  10. 12 Gustavo 24/11/2011 às 18:21

    Ótimo artigo. Surgiu-me uma dúvida: onde é possível alugar lentes no Brasil? Sei que essa é uma prática comum nos EUA, mas aqui nunca tinha ouvido falar. Sem dúvidas que seria uma ótima opção pra se testar uma lente antes de realmente comprá-la. Abraço.

  11. 13 Gustavo 24/11/2011 às 18:50

    Achei bem interessante também a dica do kot para iluminação. É tranquilo comprar nesse site?

  12. 14 Gabriel 12/02/2012 às 20:34

    Aos que acreditam que apenas os melhores equipamentos resolvem, talvez precisem mesmo de um upgrade, no cérebro!

  13. 15 Felipe Dumont 14/04/2012 às 22:05

    Olá amigo, sou iniciante no ramo tenho uma Canon Rebel T2i com lente Canon EF-S 18-55 f/3,2 e gostaria de fazer algumas aquisições como uma lente de 50mm e um kit de iluminação, Radio Flash e fundo infinito, tenho algum receio em comprar no exterior ( realizando pedido pela internet ) pois nunca comprei fora, gostaria de saber se onde você pode ria explicar em um tutorial mesmo que rápido e simples ou por aqui mesmo como comprar no exterior, pois preços no brasil para fotógrafos iniciantes ( POBRES kkk ) são fora de mão.

    Obrigado e meus parabéns pelo blog muito útil e eficiente.

  14. 16 klacius 27/04/2012 às 14:36

    Concordo com suas teorias quanto às câmeras mas discordo plenamente quanto às lentes… nunquinha da silva que uma foto feita com 50 1.2 em 1.8 vai ser igual (nitidez, contraste e cor) a uma feita com 50 1.8 em 1,8…

    E tb entra a questão da precisão e velocidade do foco tão fundamental em vários estilos de fotografia… da durailidade…

    Abs!

  15. 17 Cleusa de Oliveira 25/05/2012 às 12:19

    Gostei muito, obrigada por compartilhar

  16. 18 Airton Ferreira 29/07/2012 às 18:49

    Muito legal o post, Leandro. As vezes olho para os equipamentos que tenho (Canon 60D, 28-135mm, 50mm 1.4 e um speedlite 430EXII) e sinto necessidade ter melhor, mas aí surge uma luz na minha mente ”Pra que?”. Cara, sinceramente o pior inimigo de um fotógrafo e de um carinha em começo de carreira igual eu é o consumismo. Vejo fotógrafos fazendo books com duas 70-200 da canon, com 2 corpos e isso é realmente desnecessário.😉 Parabéns pelo post mano.

    Abração

  17. 19 Edson Menegat 31/07/2012 às 14:05

    Boa tarde, adorei o post e me deixou claro muito coisa pois estou iniciando neste mundo, mas tenho um pouco de medo de compra esses equipamentos pela net ainda mais de sites estrangeiros mas gostaria de saber se puder se o site da Gadget Infinity, quando eles enviam os produtos acima de 50 dólares é cobrado os impostos??? pois aquele kit falado no post custa 189 dólares.

    Abração e obrigado

  18. 20 Diogo Figueira 14/08/2012 às 18:12

    Tenho uma conhecida que fotografa “apenas” com uma T1i e uma 50mm 1.8 a um bom tempo e as fotos delas são incríveis, books e moda, acho que um dos fatores que me faz pensar no upgrade é poder usar um ISO alto sem ter uma grande granulação.
    Porém o mundo dos eventos pede um investimento maior isso acaba “matando” quem faz eventos e moda, ainda estou engatinhando e vendo o que gosto mais, porém minha T3i e minha ‘cinquentinha’ esta dando conta do recado.
    Seus posts são incríveis, leio sempre, nada melhor do que experiência de vida.

  19. 21 rodlivera 09/01/2013 às 14:31

    Excelente post, acredito que nunca deixará de ser atual. Equipamente pode sim fazer a diferença na realização de um trabalho, porém, o seu conhecimento será sempre o diferencial. Muitos já disseram aí em cima, o equipamento varia de acordo com sua necessidade. Abs!


  1. 1 Atelliê Fotografia » » Entrevista: Leandro Neves. Trackback em 06/12/2012 às 12:21
  2. 2 Leandro Neves: a vida depois do ônibus certo Trackback em 28/12/2012 às 17:38
  3. 3 samsung laptop price Trackback em 24/08/2014 às 7:31
  4. 4 A melhor câmera é aquela que você tem! | DO FOTÓGRAFO Trackback em 20/12/2014 às 22:07

Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas