Como comprar na Gadget Infinity

Banner

Leia também:

O upgrade de equipamento é realmente necessário?

Antes de mais nada esse não é um publieditorial da Gadget Infinity. Não estou recebendo nada para escrever sobre ela. Como alguns alunos e amigos sempre me perguntam como eu compro meus equipamentos resolvi escrever esse post.

A Gadget Infinity é uma loja online chinesa que vende equipamentos fotográficos que, além de mais baratos, são desconhecidos das lojas brasileiras.

Eu compro na GI desde de que comecei a fotografar e minha primeira aquisição foi um Radio Flash. Um modelo atual do que eu comprei é esse daqui: Cactus V5. Com ele consigo disparar remotamente o meu speedlight e colocando algum modificador nele temos praticamente as mesmas características de um flash de estúdio.

Para comprar na GI você vai precisar de um cartão de crédito internacional. Não possui e não sabe como fazer? Levante a bunda da cadeira e vá até o seu gerente pedir um. Nada vem de graça e é capaz que ele queira lhe vender um produto do banco como um seguro ou algo assim para liberar o cartão. Comigo é assim toda vez que vou no Itaú. Você não é obrigado a aceitar e eu nunca aceitei e por isso acabam sendo sempre simpáticos, pois acham que podem me empurrar inúmeros produtos do banco. Se prepare.

Não tem cartão internacional e nem nome limpo para isso? Bem vindo ao clube! Felizmente a GI tem a opção de você fazer transferência bancária via Western Union.

Depois disso, chegou a hora da sua compra. Primeiramente você precisará fazer um registro no site da GI e depois fazer o login poderá optar por já comprar ou fazer uma wishlist. A wishlist é literalmente uma lista de desejos onde você pode escolher vários produtos e enviar essa lista para alguém comprar de presente para você. Se você possui um mecenas para lhe dar esse tipo de presente agradeça aos céus. A outra maneira é ir já colocando os itens no carrinho e rezar para nossa senhora dos fotógrafos falidos segurar o seu dedo nervoso para não comprar demais. Vou simular compra do seguinte item: Tripé+Softbox+Flash+Radio Flash no total de $189,95 doláres.

Screen shot 2013-02-20 at 8.48.25 PM

É só clicar na cestinha azul embaixo do preço e se não quiser comprar mais nada é só clicar em “Proceed do Checkout“.

Agora que muita gente se confunde no Delivery Method:

Delivery Method

E agora, qual escolher?

Registered Airmail dura 15 dias e(nesse caso) custa US$116,00. Fedex Economy dura 5 dias e(nesse caso) custa US$134,00.
Você pode pensar: com US$18,00 a mais eu recebo meu produto em 5 dias ao invés de 15 vou escolher esse então.

É aí que mora o perigo. Não que seja errado escolher Fedex Economy. Eu inclusive só tenho comprado assim, mas vamos entender a diferença.

Registered Airmail é a encomenda enviada pelo serviço de correio usual. O correio de Hong Kong envia para o Brasil, é feito o desembaraço aduaneiro e os Correios aqui do Brasil enviam para sua casa. Esse serviço é rastreado e em média demora 7 dias para o produto chegar no Brasil e 15 dias para estar na sua casa. Já comprei produtos que em 10 dias estavam na minha casa, outros com 2 meses de espera ainda não apareciam nos sites dos Correios e uma vez os Correios extraviaram  uma umbrella que tinha comprado. A GI me mandou outra sem me cobrar por isso. Tive uns 80% de compras feita pelos Correios que foram bem sucedidas. Em outras fui taxado além da conta, tive que lidar com uma espera absurda ou com o extravio de um produto.

Alem disso é importante entender os impostos que incidem sobre sua compra. Se você comprar menos de US$50,00 você não será taxado pela Receita Federal, mas se passar essa quantia você corre o risco de ser taxado e ter de pagar os impostos diretamente na agência mais próxima da sua residência. Tenho vários amigos que foram taxados eu fui taxado somente uma vez e infelizmente a Receita me taxou em um valor que eram absurdamente maior que a compra que eu tinha feito. Você pode recorrer, mas demora 30 dias. Eu preferi pagar e pegar logo o equipamento. Eu vou ensinar você fazer a conta correta, mas para ser ter uma idéia de valor é o seguinte:

Se você fizer uma compra de US$80,00 e o frete ficar em US$20,00 você vai pagar 60% de imposto em cima de US$100,00(valor do produto+frete) + a porcentagem do ICMS do seu estado. No caso de SP 18% em cima de US$100,00.

No total sua conta ficaria em:

Produto + Frete= US$100,00

Imposto de Importação 60%= US$60,00

ICMS 18%(SP)= US$18,00

Total da compra= US$178,00.

Essa é só uma base e no final do texto eu já lhe passo a fómula correta cujo valor ainda será menor que isso. Vamos falar agora da compra via Fedex.

Fedex Economy é a forma que eu compro hoje. Com ela meu produto chega na minha casa em 5 dias e todo o trajeto é rastreado. Entretanto, toda a compra que você fizer será taxada. É a Fedex quem faz o desembaraço aduaneiro e você paga para o entregador na hora do recebimento. É muito importante você ter o dinheiro dos impostos na hora da entrega. A Fedex te liga dois dias antes para lhe avisar do valor. Eu já tive um produto que voltou por causa do meu ex-porteiro e quando liguei no atendimento da Fedex eles mandaram o caminhão voltar para o meu prédio. Nunca tive problemas e mesmo compras pequenas eu faço dessa maneira, pois para mim compensa demais. Você até corre o risco de não ser taxado pelos Correios, mas com valores altos e produtos delicados eu prefiro não arriscar, pois se for taxado você pagará a mesma coisa que se tivesse pedido via Fedex. Isso aqui não é uma campanha da Fedex, mas como os Correios se esforçam pela imagem negativa, não dá para não compartilhar:

Eu precisava comprar alguns flashes para um Workshop de Iluminação que vou ministrar fora de SP e estava na dúvida se comprava um Mako 4004 aqui em SP ou se optava pelo chinês Jinbei Spark 400. Como o tempo de reciclagem do Mako não diminui e mesmo dizendo ser de um guide number maior eu optei comprar o Jinbei, pois já havia trabalhado com ele e nunca tive problema. O Mako 4004 + Beauty dish+ difusor e + o anel G2/G3 iria me sair R$2.140,00.

Fiz a seguinte compra:

Invoice

Quando recebi minha compra hoje paguei exatamente R$660,35 de impostos. O valor total da minha compra ficou em: R$1.529,22

US$441.80 x 1,96666(dólar hoje) = R$868,87

R$868,87 + R$660,35 = R$1.529,22

Entenda os cálculos de impostos. Vou fazer a fórmula baseada na minha compra:

Valor da compra: US$329,80 com o dólar a 1,96666 = R$648,58.

60% de imposto de importação em cima do valor da compra:

R$648,58 x 0,60 = R$389,15

Desembaraço aduaneiro: R$35,39

E agora  só falta o ICMS. É preciso saber o ICMS do seu estado. No meu caso SP é de 18%

De acordo com o Decreto 2498/98, o ICMS deve incluir sua própria base de cáculo no imposto, o qual incide sobre o valor já tributado pela importação. Dessa forma, para a determinação da base de cálculo deve-se dividir o valor do produto já tributado (R$1037.74) pela alíquota complementar do ICMS e sobre esse valor aplicar novamente a taxa do ICMS:

R$1037,74 = Valor da compra(R$648,58) + Valor do imposto de importação(R$389,15)

Segue o cálculo:

Alíquota complementar = 1 – 0.18 = 0.82

Base de cálculo = 1037.74 / 0.82 = R$1265.53

ICMS = R$1265.53 * 0.18 = R$227.80

Entendeu? Não? Nem eu! Não é a toa que abandonei a faculdade de administração e virei fotógrafo. Se esforce e troque os valores que eu passei pelos seus. É só seguir a fórmula.

Para finalizar:

Valor da compra: R$648, 58

Valor do frete: 220,26

Imposto de importação: R$389,15

ICMS: R$227, 79

Desembaraço aduaneiro: R$35,39

Com R$600,00 a menos, comprei o que eu precisava e ainda consegui comprar um Speedlight equivalente ao Canon 580EX II e um Battery grip para a Canon 7D.

Fiz um unboxing geral das compras e depois faço um review de cada produto e posto aqui.

Update 01: Meu amigo Michel Salviano pesquisou bastante sobre isso no ano passado. A taxação é para todos os produtos. Mesmo aqueles que custam menos de 50 dólares.

A unica maneira de não ser taxado é se for correspondência entre duas pessoas físicas e o valor for inferior é 50 dólares (ai sim pode!).

O que acontece é que a Receita não consegue fiscalizar todos os produtos e alguns passam sem taxação.

Update 02: A própria GI entrou em contato comigo para explicar algumas coisas:

A GI está localizada em Hong Kong, e não na China. Apesar de HK ser parte da China, o sistema (e correios) político é muito diferente da China (República Popular da China). Hong Kong é uma região com administração diferente que é governada por um governo separado e todas as políticas que envolvem importação / exportação são diferentes também.

Apesar da GI vender produtos chineses ela também trabalha com fabricantes internacionais como Cullmann (Alemanha), Manfrotto (Itália), Metz (Alemanha), Marumi (Japão), Nissin (Japão), GamiLight (Malásia), BlackRapid (EUA), B-Grip (Itália), SpiderPro (EUA), Pico Captura design (EUA), Gariz (Coreia do Sul).

13 Responses to “Como comprar na Gadget Infinity”


  1. 1 Erly Miranda 21/02/2013 às 5:53

    Muito legal o post. Mas creio que eu como amador farei compras raramente nesse site. Mas tá valendo a super dica. Eu atualmente não preciso de nada dessas coisas, somente o liquido pra limpar a lente da minha. Verei se tem. Obrigado Leandro

    Hug

  2. 2 Arnaldo 21/02/2013 às 7:21

    Perfeito, excelente texto, não só tecnicamente como gramaticalmente – (as usual) – um passo a passo pegando na nossa mão e nos conduzindo pelos caminhos da importação, com as rotas de comparação e os elementos para decisão – parabéns

  3. 3 Mariano 21/02/2013 às 7:58

    Perfeito. Melhor que isso nem desenhando…

  4. 4 Rogério Florentino Pereira 21/02/2013 às 13:46

    Achei muito bem explicado o texto e muito util…vou tentar comprar algo. Muito obrigado!

  5. 5 Michel 21/02/2013 às 16:05

    ótimo texto como sempre! valeu pela dica!!

  6. 6 maxnogueira 21/02/2013 às 20:04

    Parabéns pelo post eu sempre olhava este site, mas tinha muitas duvidas… Obrigado por compartilhar seu conhecimento e obrigado por nos ajudar a desbravar essas comprar pela net! Sucesso…

  7. 7 Vitor Hugo Campos 23/02/2013 às 10:13

    Outra forma de pagamento possível na GI é o PayPal (que eu acho bem interessante, já que não precisa digitar o número do cartão a cada compra).

    Já tem um tempinho que eles estão aceitando o pagamento em reais (eles fazem a conversão de moedas na hora), só não sei te dizer se eles aceitam cartões que não sejam internacionais.

    Alguém que já tenha feito esse teste, poderia nos dizer se funciona?

  8. 8 alonciomiranda 24/02/2013 às 22:13

    Entrei no site de compras e achei muito boas as informações sobre como compras e calcular as taxas, só que eu não achei no site nenhuma câmera fotográfica, apenas acessórios, nesse site vende maquinas fotográficas? se não vende, você tem algum outro para sugerir? Obrigado e parabéns pela ótima sugestão.

  9. 9 Erica :) 04/03/2013 às 19:24

    Shoow! Me ajudou bastante!😀

  10. 10 Vinicius 08/03/2013 às 16:06

    Fala Leandro, beleza?

    Muito massa o post sobre compras! Esclarecedor… ta tudo ai!!!

    Dei uma fuçada no Blog e não encontrei nada sobre recomendação/dica dos flash remotos que usa. Especificamente para modelo e marca.

    No seu post faz menção ao Yougnuo YN-560II. Esse mesmo que tens utilizado ou tem outro na mesma linha de atuação e preço que sejam bacanas tb?

    Valeu pelas informações compartilhadas aqui.

    Muito massa seu trabalho!!!

    Abs,
    Vinicius

  11. 11 Bernardo Bezerra 28/05/2013 às 0:47

    Bem legal o post…só que comigo aconteceu uma coisinha diferente. Peguei via fedex e eles não me ligaram pra dizer quanto ficaria…quando resolvi ligar pra saber quanto pagaria 10 minutos depois o cara toca a buzina na mão e eu tendo que pagar o dinheirão de imposto rsrs Se eu não tivesse a grana em casa, tinha me quebrado.

  12. 13 Léo Lima 30/01/2014 às 17:01

    Leandro boa tarde, Me diz onde posso encontrar modificadores para este flash aqui no Brasil.


Deixe uma resposta

“Não importa de onde você vem, nem onde você está, o importante é saber onde se quer chegar”

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 1.397 outros seguidores

  • 1,051,346 Visitas