Fotografia de Moda

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O mercado fotográfico é extremamente amplo e mesmo quando só falamos de fotografia de moda, podemos dividi-la da seguinte maneira: editorial, comercial, fotojornalismo e beleza.

O editorial de moda tem sido um dos meios mais utilizados por estilistas e empresas  para apresentar seus produtos ao público. Ele é aquele conjuto de fotos, normalmente em uma revista, que procura vender conceitos e comportamentos. Neste tipo de foto a atitude da modelo é essencial, pois ela se torna uma personagem que vai mostrar a linguagem de moda e do momento. Há menos “regras” na fotografia de moda editorial, ela abusa de cenários, poses e diferente tipos de iluminação.

Annie Leibovitz

Diferente do editorial de moda, a fotografia de moda comercial  tende a um olhar mais limpo, com iluminação simples, poses mais suaves da modelo e cenários mais comuns para realmente mostrar a roupa ou os acessórios. Dentro da fotografia de moda comercial podemos citar as campanhas publicitárias em outdoors, anúncios, banners, capas de revistas, etc. O book de modelo também é considerado comercial, pois ele vende o “produto modelo” para o mercado de moda.

Bruno Dayan

Já no fotojornalismo de moda o documental o mais importante. Moda de rua, bastidores de desfiles, celebridades na primeira fila, desconhecidos estilosos e o desfile em si são enquadrados neste tipo de foto.

Betty Sze

Por último temos a foto de beleza, muito parecida com a fotografia comercial no que tange a cenários e conceitos menos complexos. Nela  o importante é o cabelo, a maquiagem ou o produto para o corpo.  Nesse caso, a qualidade da pele, ou do cabelo, da modelo contam mais do que sua atitude. É o tipo de foto mais comum em capas de revista e na indústria cosmética.

Joanna Kustra

É isso aí, espero que tenham gostado.

Se vocês tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, dica, etc, podem deixar um recado aqui, no orkut ou pelo e-mail: dofotografo@gmail.com

15 Respostas to “Fotografia de Moda”


  1. 1 Lilian Silveira 24/05/2010 às 21:58

    Hum! que barato! não sabia dessa subdivisão… Vc é mesmo meu herói! rsrsr
    Obrigada, Leandro por nos ajudar.
    Grande abraço!

  2. 2 Diogo Cruz 24/05/2010 às 23:39

    Adorei conhecer todas essas subdivisões.
    Adoro fotografia de moda.
    Abraço.

  3. 3 Darlinton Ferreira 25/05/2010 às 4:43

    Hmmmmm…

    Muito bacana o post.

    Legal saber como essas coisas se subdividem. ;D

  4. 4 Huaíne Nunes 26/05/2010 às 10:36

    Formei em moda e nao sei nada disso. Triste!

  5. 5 robertasampaio1 03/06/2010 às 21:28

    Adoro fotografia de moda,sério,paixão.Fico olhando,olhando.E entender melhor o por trás,como se passa a criação delas torna tudo ainda mais interessante.. =D

  6. 6 Jozé de Abreu 06/12/2010 às 7:24

    Muito legal. Quem não é do ramo pensa que é tudo uma coisa só.

  7. 7 Heider Torres 18/12/2010 às 20:15

    Cara, ontem eu estava pesquisando sobre isso na internet e nem sabia que estas informações estavam tão perto. rsrs

    Mais fácil de entender impossível!

    Obrigado mano!

    • 8 Kayden 09/05/2017 às 13:04

      Well Jamie – as usual – simply and beautifully expressed.I love the examples you give to enliven what you’re describing. Your illumination of the Inside Out model helps open up more poesibilitiss for furthering our evolution.

  8. 9 Fernando Lopes 09/11/2011 às 11:37

    Ola! Tô admirado com seu talento. Ha pouco meses decidir me entragar a este mundo facinante da fotografia e espero me tornar um fotógrafo igual a vc, me dê umas dicas. obrigado

  9. 10 Léia Marisa Braz Anselmo 02/10/2013 às 13:54

    Faz pouco tempo que mim apaixonei pela fotografia e foi legal saber das áreas , adorei saber mas dá moda comercial gostaria de seguir e ouvir mas dela… Obrigada 🙂 pela informação.

  10. 11 Geovana Chiarati 21/02/2014 às 11:54

    Gostei muito da sua visão os sites que entrei eram muito complicados de se entender…bom sou nova e decidi que é isso que quero fazer pelo resto da minha vida…


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